Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Com a chegada das festas de fim de ano e o tempo mais propenso às altas temperaturas, é comum que algumas pessoas esqueçam de tarefas diárias que mantêm a saúde e beleza da pele. A empolgação faz com que muitas pessoas fechem os olhos para alguns cuidados imprescindíveis para manter a saúde da pele.

Alguns abusos na alimentação e fotoexposição são os mais comuns e podem causar danos na pele, principalmente comprometendo as fibras de colágeno e elastina. Isso pode resultar no aparecimento de rugas e flacidez precoce, além das manchas. Para evitar os danos, a farmacêutica Mika Yamaguchi explica como se proteger.

Dicas para cuidar da pele

Não descuide da pele nas viagens de fim de ano. Especialista dá dicas

Foto: depositphotos

Fique atento as dicas a seguir. Seguindo-as você vai manter sua pele sempre com aparência saudável.

Excessos na alimentação

Doces e carboidratos são grandes vilões dessa época, porque se transformam em açúcar no corpo. “O açúcar em excesso liga-se as proteínas, principalmente o colágeno; quando essa ligação ocorre, ela modifica a estrutura do colágeno que perde a sua configuração inicial. Este processo causa rugas e amarelamento da pele”, explica a farmacêutica. Dessa forma, a alimentação deve ser saudável e sem exageros calóricos.

Bebidas

A cerveja e demais bebidas alcoólicas deixam a pele ressecada e sem brilho. Para metabolizar o álcool ingerido o organismo buscará água. Caso não encontre, ele recorrerá aos tecidos periféricos – tais como órgãos vitais – a água para realizar o seu trabalho. “Esse ‘roubo’ de água certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e a descamação”, explica Mika.

Rugas na pele podem ocorrer após um longo período de abuso de álcool, porque a água no corpo e na pele é continuamente evaporada. O ideal é consumir muita água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais e apostar em ingredientes que mantenham um reservatório hídrico na pele.

Sol

O horário ideal para um bronzeamento saudável é até às 10h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando uma camada adequada de protetor solar a cada duas horas. Ingredientes antioxidantes também são recomendados para potencializar a ação de proteção.

“Esses ingredientes devem estar presentes em um creme que deve ser aplicado antes do fotoprotetor, que deve ter alta proteção solar e contar com ingredientes bloqueadores como dióxido de titânio”, explica a especialista.

Rotina de cuidados

Principalmente, para quem vai viajar, a rotina de cuidados com a pele não pode ser esquecida: limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção são regras. “Produtos multifuncionais podem ajudar. Além de hidratar, eles uniformizam o tom da pele, combatem o envelhecimento e contam com alguma outra característica dependendo da idade e do público para qual está sendo direcionado”, afirma Mika.

Mais cuidados que ajudam

Mika Yamaguchi ressalta que uma boa noite de sono é de fundamental importância. “O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável”, explica. Se for à praia, é importante tomar cuidado com fungos e bactérias, portanto os cuidados com a higiene devem ser redobrados.

Veja mais!