Publicado por Robson Merieverton

Usado geralmente como ingrediente principal de saladas e molhos, o tomate é uma fruta que possui muitas peculiaridades. Além de fazer muito bem a saúde, ela também dá aquele toque especial no preparo de alguns pratos.

Mas para escolher o fruto é preciso ter muita atenção, já que o tempo de maturação vai depender do uso.

Comprando o tomate: escolha certo

Seja nas feiras de rua, supermercados ou hortifrútis, a forma de escolher e comprar o tomate é a mesma. Você deve se deter a detalhes de conservação, aparência e também do toque para escolher o fruto ideal para o que está querendo preparar. Sendo assim, preste atenção nas orientações a seguir:

Não erre quando for comprar tomate. Saiba como bem escolher esse fruto

Foto: depositphotos

Geralmente para o preparo de molhos, o tomate tem de estar bem maduro ou, como algumas pessoas preferem, vermelhinho ao extremo. Mas, preste atenção! Eles devem estar firmes ao serem levemente apalpados. Nesse ponto também preste atenção se a pele do fruto está lisa e viscosa, sem sinais de manchas ou machucados.

Já para o preparo de saladas, prefira o tomate menos vermelho, mais puxado para o laranja. Observe se a cor do fruto está inteiramente uniforme ou se também está livre de indício de insetos, como pequenos furinhos. Para quem preferir os mais verdes, não desconsidere os cuidados apresentados anteriormente.

Benefícios do tomate

Depois de conhecer a forma correta de escolher o tomate para cada tipo de prato, chegou a hora de entender o quão proveitoso para a saúde é o seu consumo, além do prazer que ele pode proporcionar para o paladar.

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Ele reduz o risco de câncer de pâncreas, cervical e próstata, além de proteger o organismo de infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

O tomate também possui efeito anti-séptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo A, B e C, ácido fólico, potássio e cálcio. Ao contrário do que acontece com outras substâncias, quando cozido, o tomate aumenta a biodisponibilidade do licopeno, aumentando sua absorção pelo organismo.

Somado a todas esses benefícios, o tomate também tem seu uso empregado na indústria da beleza, entrando na composição de vários cremes e loções, já que ele reduz as queimaduras do rosto e restaura a acidez.

Veja mais!