Publicado por Redação

No nosso dia-a-dia, por vezes temos ações tão mecânicas que acabamos não nos dando conta do que estamos fazendo. Um desses problemas é o desperdício de alimentos. Quem nunca deixou de comer e jogou fora aquela banana que estava madura demais, por exemplo?

Felizmente, frutas são alimentos extremamente versáteis. Dá para se fazer de tudo não só com a parte comestível delas, como também com as outras partes que normalmente são descartadas, como cascas e caroços.

Que tal aprender a não desperdiçar mais nenhuma parte do abacaxi, utilizando a sua casca para algum fim culinário? O Fitorepeuta Narutopata, André Resende, dá a receita de uma deliciosa geleia de casca de abacaxi que vai dar ainda mais sabor ao seu café da manhã e lanches. Confira a receita e os benefícios que seu principal ingrediente traz a seguir:

Não jogue fora as cascas do abacaxi. Faça geleia com elas

Foto: depositphotos

Benefícios do abacaxi

Conhecido por auxiliar no emagrecimento, o abacaxi é rico em fibras e contém muita água, o que permite a sensação de saciedade por muito mais tempo. Outro fator que também contribui para que ele seja benéfico para o emagrecimento é o seu baixo teor calórico, já que cerca de 100 gramas do fruto tem pouco mais de 50 calorias.

Um outro benefício do abacaxi é o fato dele facilitar a digestão. Isso se dá graças a uma enzima presente no mesmo chamada de bromelina, que facilita a quebra de proteínas, que são macromoléculas presentes em alimentos de origem animal. Essa mesma enzima também possui propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar e até cessar as dores de lesões corporais e dores nas articulações.

O grande teor de vitamina C presente no fruto ajuda a combater desde gripes a câncer, já que essa vitamina tem poder antioxidante e ajuda a combater os radicais livres, que são os principais agentes causadores dessa doença.

Receita de geleia de casca de abacaxi

Ingredientes

-Cascas de um abacaxi;
-1 litro de água;
-2 limões;
-1 copo de adoçante culinário ou açúcar cristal.

Modo de preparo

Coloque as cascas e a água em uma panela e leve ao fogo durante 15 minutos, em seguida retire do fogo e deixe esfriar. Depois peneire a mistura, tirando os resquícios sólidos que restaram da casca.

Com os dois limões, faça um suco e misture com o açúcar ou adoçante.  Coloque tudo de volta na panela e ponha no fogo até que a mistura adquira o ponto de geleia. Para saber o ponto certo da geleia, tire uma colher de sopa e disponha em um prato. Em seguida passe o dedo cortando-a no meio. A geleia deve estar consistente o suficiente para um lado não se juntar ao outro. Após isso deixe esfriar novamente e guarde em um recipiente de vidro esterilizado.

Dica: Para esterilizar um recipiente basta lavá-lo usando detergente neutro e água quente. O ideal é não enxugar, e sim deixar o pote de cabeça para baixo em cima de uma superfície que absorva a água, como papel toalha.

Veja mais!