Publicado por Redação

Com o calor das estações quentes, especialmente o verão, é muito importante não só se manter hidratado e evitar contato excessivo e direto ao sol, mas também se atentar a alimentação e tentar ingerir alimentos que ajudem a passar pela estação sem se expor a problemas.

Felizmente, fazer isso é mais fácil do que parece. A principio basta dar preferência a alimentos frescos e não industrializados, comer mais frutas e vegetais, beber mais líquidos etc.

Uma boa maneira de fazer os três passos ditos acima de uma só vez é através do consumo de suco detox, que é uma bebida que normalmente leva alguma hortaliça (couve, alface) e frutas para não só dar um sabor mais agradável, como também tornar o suco mais nutritivo. O nome detox vem de desintoxicante, já que as propriedades da bebida fazem com que ela seja capaz de fazer uma limpeza no fígado auxiliando na eliminação de toxinas.

Nutricionista indica receita de suco detox para o verão

Foto: depositphotos

Que tal aprender a fazer uma versão simples e deliciosa desse suco? Confira os benefícios dos principais ingredientes da bebida e a receita que é recomendação da nutricionista Cintya Bassi para te ajudar a ter um verão mais saudável.

Alface

Nutricionista indica receita de suco detox para o verão

Foto: depositphotos

Conhecido por ser um dos principais ingredientes nos mais variados tipos de saladas, o alface é um grande aliado quando se trata de dieta para emagrecer já que é rico em fibras, o que ajuda na digestão e aumenta consideravelmente a saciedade e também possui um baixo teor calórico, já que 100 gramas da hortaliça possuem apenas 15 calorias.

Além disso, o alface é rico e fonte de vitaminas A, B, C e K e também de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Todos esses nutrientes fazem com que a hortaliça seja capaz de auxiliar no fortalecimento dos ossos e das vias respiratórias, prevenir a anemia, combater resfriados e a insônia e aliviar dores musculares.

Por ter propriedades antioxidantes, a hortaliça auxilia não só na produção de colágeno, o que previne rugas e demais sinais do envelhecimento, como também no combate dos radicais livres, que são os agentes causadores do câncer.

Abacaxi

Nutricionista indica receita de suco detox para o verão

Foto: depositphotos

Símbolo de regiões tropicais, o abacaxi, assim como a alface, é uma rica fonte de fibras e tem um baixo teor calórico (100 gramas do fruto possuem aproximadamente 50 calorias), o que o torna num forte aliado em dietas de emagrecimento.

Rico em diversas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9), C e E, o fruto também possui vário minerais, sendo eles o cobre, iodo, manganês, magnésio e potássio.

Capaz de tratar desde a gripe a prevenir o câncer, o abacaxi também é conhecido por auxiliar a digestão. Isso se dá graças a uma substância chamada bromelina, que ajuda a quebrar proteínas e também pode ser útil para aliviar dores musculares ou nas articulações, já que possui propriedades anti-inflamatórias.

Suco detox

Ingredientes

  • 4  fatias de abacaxi;
  • 1 maçã;
  • Meio limão;
  • 1 folha de alface;
  • 1 colher (de chá) de gengibre ralado;
  • Meio copo de água;
  • Gelo à gosto (opcional);
  • Adoçante (opcional).

Preparo e uso

Faça um suco do limão e pique ou rale os demais ingredientes para que o processo de tritura seja facilitado. Em seguida, basta adicionar todos os componentes dentro de um liquidificador, processador ou fazer uso de um mixer.

Em seguida basta coar, adicionar gelo e/ou adoçante caso seja do seu gosto e se refrescar e se deliciar com esse saboroso suco detox nutritivo.

Veja mais!