Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Comer o caroço ou semente das frutas não é uma prática muito comum entre as pessoas. Porém, se elas prestarem um pouco mais de atenção a respeito dos benefícios que alguns deles podem trazer para a saúde, certamente essa ideia passaria a fazer parte do dia-a-dia de muita gente.

Porém, antes de sair comendo as sementes da fruta por aí, é importante que se preste atenção na forma com que elas são preparadas, já que, algumas delas podem fazer mal para saúde.

O caroço do abacate, por exemplo, contém várias propriedades para a saúde humana, podendo ser revertida na forma de benefícios.

Benefícios da semente do abacate

O caroço do abacate é comestível? Como usar?

Foto: depositphotos

A semente de abacate é mais rica em antioxidantes do que a polpa da própria fruta. Só para se ter uma ideia, 70% dos antioxidantes presentes na fruta estão concentrados na semente. Ela contém ainda alta concentração de fibras solúveis, o que atua na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas e derrames.

A semente do abacate é utilizada no combate a infecção gastrointestinal, diarreia e disenteria, além do mais, possui o poder de tratar asma e reumatismo. Ela contém compostos fenólicos que ajudam a prevenir úlceras gástricas e infecções virais e bacterianas.

O caroço da fruta é rico em diversos tipos de vitamina, como as do complexo C e E, além do potássio e fósforo. Sendo assim, essas substâncias atuam de forma eficaz na manutenção do sistema imunológico. O óleo que é extraído da semente também tem efeito benéfico sobre a pele, reforçando a dose de colágeno e prevenindo as rugas e também a beleza do cabelo.

Como utilizar as sementes do abacate

Existem algumas formas indicadas para o consumo saudável do caroço do abacate. Para isso, preste atenção nas principais:

Farinha do caroço do abacate

Para preparar a farinha, você vai precisar de uma semente de abacate. O primeiro passo é lavar bem o caroço. Depois, seque-o e rale. Passada por essa parte do processo, você vai dispor a semente ralada em um recipiente, cobrindo-a com um tecido fino. Em seguida, basta colocá-lo para secar ao sol.

Passado alguns dias, você vai pegar o ingrediente e triturar no liquidificador ou processador de alimentos. Feito isso, o passo seguinte é passar o caroço triturado por uma peneira bem fina. Para conservar a farinha, basta colocá-la em um pote fechado e levá-lo a geladeira. Você deve consumir a farinha nos alimentos ou no suco.

Extrato do caroço do abacate

Outra forma bastante utilizada é preparando um extrato da semente do abacate. Para isso você vai precisar de quatro colheres de sopa do caroço do abacate ralado e meio litro de vinho branco.

Com ajuda de um recipiente, misture os dois ingredientes, depois é só deixar descansar por sete dias. O consumo do extrato é indicado duas vezes ao dia, sendo uma a tarde e outra à noite. Um cálice por vez já é o suficiente.

Veja mais!