Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O que é o amaranto?

Grão originário dos Andes, o amaranto tem sido utilizado há muitos anos em diversos locais do mundo. No Brasil, no entanto, começou a ser cultivado recentemente, e atualmente pode ser facilmente encontrado em feiras e lojas de produtos naturais. O amaranto possui uma composição rica em componentes essenciais para nossa saúde, sendo que 15% dela é de pura proteína. Além disso, também é rico em zinco, fibras, cálcio biodisponível e fósforo. O amaranto, portanto, é de extrema importância na alimentação, e pode ser misturado aos cereais, molhos, saladas, sopas, arroz, sucos e vitaminas sem mudar seu sabor original. É ideal, devido à falta de sabor, para complementar alimentação de crianças que se rejeitam a comer verduras.

O chá de amaranto - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Abaixando o colesterol

Alguns estudos feitos em 1996 comprovaram a eficácia do amaranto no combate ao colesterol ruim, também conhecido como LDL. Seus nutrientes atuam diminuindo as taxas do colesterol, prevenindo infartos, arteriosclerose e outros problemas cardíacos.

O chá de amaranto

Além de ser consumido como farinha, grãos cozidos e outras formas, o amaranto também pode ser preparado como chá. A bebida preparada é rica em vitaminas, proteínas, aminoácidos e minerais, ente eles o cálcio, o potássio, o fósforo, além da grande concentração de fibras alimentares. Entre seus benefícios encontramos ainda a ação antioxidante, que evita o envelhecimento da pele e reforça o sistema imunológico. O chá, além de ser excelente para prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer, é um forte aliado no combate ao colesterol devido aos benefícios já citados.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá com os benefícios acima, você irá precisar de grãos de amaranto, cravo, canela, limão e açúcar mascavo.

Coloque os grãos em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho durante 24h. Após esse período, cozinhe os grãos por trinta minutos, alcançando o ponto de uma calda grossa, então coe e reserve tanto o caldo quanto o amaranto. Coloque água em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, adicione o cravo e a canela. Desligue o fogo e deixe em infusão. Após o período de infusão, adicione ao caldo, a infusão do cravo e da canela, o açúcar mascavo e limão. A bebida é energética, e rica em sais minerais e proteínas. Essa bebida deve ser consumida gelada.

Os grãos que sobraram após o cozimento, devem ser levados ao liquidificador. Triture e peneire novamente. Aqueça e consuma.

Veja mais!