Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O chá de folhas de graviola não é tão conhecido quanto o suco da fruta, mas apresenta benefícios equivalentes. As propriedades medicinais presentes nas folhas da árvore e no fruto funcionam como auxiliares no tratamento de várias doenças, desde insônia até diarreia, mas são as substâncias anticancerígenas encontradas na graviola e em suas folhas, que está deixando o consumo da fruta em alta ultimamente.

A árvore

Muito comum nos estados do Nordeste do Brasil, a árvore que dá graviola, também pode ser encontrada na Amazônia, apesar de ser um fruto originário das Antilhas. A árvore, que pode chegar a cinco metros ao atingir a maturidade, possui folhas verdes brilhantes, flores amareladas e tem safra anual. Os frutos dela são bem conhecidos e apreciados na culinária dos países tropicais, sendo usados em vitaminas, doces, sorvetes, geleias e em alguns pratos quentes.

Os benefícios das folhas da graviola

Os benefícios das folhas da graviola

Foto: Reprodução

Os benefícios do consumo da graviola e do chá das suas folhas são inúmeros, vão desde o combate a insônia ao combate do diabetes. Na sua composição química os dois são ricos em carboidratos, vitamina C, B1 e B2, e compostos bioativos.

O chá das folhas da graviola é indicado como auxiliar no tratamento de doenças como artrite, asma, bronquite, diarreia, gripe, hipertensão e reumatismo. São conhecidos também seus benefícios nas pessoas que possuem doenças do coração e colesterol alto.

Alguns estudos recentes mostram que as folhas da graviola possuem um ativo chamado “Acepitamina”, que, entre outras coisas, trabalha como inibidor de células cancerígenas.  Esse princípio ativo combate 12 tipos diferentes de câncer, e só pode ser encontrado nas frutas, pois se dispersa muito rápido e os cientistas não conseguem sintetizá-lo em laboratório.

As folhas da graviola, assim como a fruta, também possuem propriedades diuréticas, eliminando várias toxinas do corpo pela urina e diminuindo a retenção de líquidos pelo corpo (O que ajuda no emagrecimento). Seu chá também funciona como sedativo, anti-espasmódico, expectorante, adstringente e anti-inflamatório.

Como fazer o chá

Fazer o chá de folhas de graviola é muito fácil:

  1. Em um recipiente de vidro coloque seis folhas de graviola.
  2. Ferva um litro de água filtrada e despeje no recipiente de vidro.
  3. Tampe o recipiente e deixe a mistura “descansar” por 15 minutos.
  4. Coe e beba sem adoçar.

Esse chá deve ser consumido no dia do preparo, nada de guardar na geladeira.

Veja mais!