Publicado por Redação

Nesse texto você vai conhecer os alimentos indicados para comer antes de fazer caminhada. Aproveite e aprenda algumas receitas fits. Veja a seguir!

Estar bem alimentado é um requisito básico para qualquer pessoa iniciar uma atividade física. Como o corpo vai consumir mais colorias, ele precisa estar bem nutrido para evitar que o atleta passe mal e garantir que os exercícios sejam bem aproveitados.

Não é preciso lembrar que existe uma relação comprovada cientificamente entre a prática de exercício físico e a prevenção de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares e diabetes. Além da perda de peso causada pelo consumo de calorias.

Alimentação ideal antes da caminhada

A nutricionista Tássia Ap. B. Vivian relata em um artigo disponível na internet: “sempre é necessário ter em mente o cuidado com uma boa alimentação em dois momentos: antes e depois do exercício […] Durante o exercício físico, é necessário que o nosso corpo tenha energia disponível, proveniente dos alimentos que ingerimos. Assim, cerca de uma hora antes do exercício, devemos realizar uma refeição que contenha principalmente alimentos fonte de carboidratos, que é o principal nutriente responsável por fornecer energia para o organismo”.

Casal caminhando

Antes de praticar exercício o indicado é dar energia ao corpo ingerindo carboidratos saudáveis (Foto: depositphotos)

Alimentos mais indicados

A especialista lista ainda quais são os alimentos mais indicados para consumir antes de fazer caminhada: “os carboidratos estão presentes nos pães, cereais, massas, batata, mandioca etc. Quando possível, é preferível que esses alimentos sejam consumidos nas versões integrais (pão, arroz e cereais integrais), já que estes são capazes de fornecer energia por um período de tempo maior. Algumas opções para este momento são: uma banana com aveia, um sanduíche de pão integral com geleia ou uma tigela de cereal integral com uma fruta picada”.

Já a nutricionista esportiva Sílvia Ferreira recomenda carboidratos com índice glicêmico baixo, ou seja, “arroz integral, pão integral, macarrão integral, aveia, batata doce e frutas como maçã e ameixa”. A profissional lembra que antes de iniciar uma caminhada você tem que dar um intervalo entre a última refeição. Esse tempo pode variar, mas é ideal que seja de, pelo menos, uma hora.

Veja tambémO que devo comer depois de fazer caminhada?

Alimentação para os atletas

A nutricionista Letícia Bertoldi Sanches também tem as suas recomendações para os atletas antes da prática de atividades físicas. Ela ressalta no site A Nutricionista que “a alimentação balanceada para estas pessoas deve ser variada e composta por diferentes grupos alimentares, rica em fibras alimentares e pobre em gordura saturada, com fracionamento de 4 a 5 refeições diárias, em quantidade suficiente para manutenção de saúde e para um bom desempenho físico”.

Ela explica que a quantidade de alimento ingerido depende do horário no qual serão realizados os exercícios e resume: “nunca praticar atividade física de estômago cheio, pois desconfortos (náuseas e vômito) podem aparecer. Para quem pratica atividade física antes do café da manhã, deve sempre fazer um lanche rápido, que seja de fácil digestão e ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício”.

Bertoldi afirma ainda que uma grande refeição só deve ser feita entre 2 e 4 horas antes da caminhada, mas se “o tempo entre a última refeição e o horário do início do treino for inferior, priorize apenas os carboidratos, dispensando as proteínas e as gorduras em geral, pois eles garantem energia e não causam desconforto na hora do treino”.

Alimentação pré-treino

Em entrevista a jornais de grande circulação, a nutricionista Patricia Davidson já deu os seus conselhos sobre o que comer antes de cada treino.

“Se o pré-treino for na rua: barrinhas de proteína, sachês de shakes, saquinho de oleaginosas como castanhas, biscoitos proteicos, iogurte grego, frutas secas. Em restaurantes, prefira omelete de claras, açaí sem xarope, creme de abacate, salada de frutas, suco verde ou peixe grelhado com legumes cozidos e em casa, salgado proteico, omelete, shake batido com frutas ou leite vegetal, sanduíche de pão sem glúten, iogurte com granola, fruta com creme de amendoim”.

Receitas para antes da caminhada

Inspirados nas dicas de todos os nutricionistas presentes neste artigo, separamos 2 receitas para que você possa fazer antes de sair para a caminhada. Aprenda!

Veja também: Como fazer suco de couve com limão para emagrecer? Veja receitas

Suco de beterraba com cenoura

Descasque meia beterraba média e corte-a em pequenos pedaços. Bata no liquidificador junto a 1 fatia de gengibre, 1 copo de suco de laranja e o suco de um limão. A beterraba costuma ser bem dura, então confira se ela foi mesmo triturada e coe e bebida.

Tapioca salgada

Faça a tapioca conforme determina o fabricante da goma. De preferência, umedeça e peneire a goma de mandioca. Só coloque a massa quando o fundo da panela estiver bem quente.

Em seguida, espalhe 2 colheres (de sopa) de atum e coloque meio tomate em cubos, 2 fatias de abacate cortada em cubos e sal e pimenta a gosto.

Cuidado com o sal, ele é prejudicial à saúde e seu consumo exagerado pode prejudicar a disposição do atleta. Coma a tapioca ainda quente para evitar que a massa fique borrachuda.

Veja mais!