Publicado por Ana Ligia
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Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É ideal que ele contenha todos os nutrientes necessários para repor tudo que foi gasto durante o sono e nos ajudar a seguir bem nosso dia.

Entre a hora que vamos dormir e quando acordamos, o nosso corpo acaba passando um longo período em jejum. E para gerar energia e continuar mantendo suas funções, o organismo acaba queimando glicose e glicogênio enquanto dormimos.

Quando acordamos os níveis de glicogênio e glicose estão muito baixos e precisam ser repostos. Por isso, é de fundamental importância que alguns nutrientes sejam garantidos na hora dessa refeição.

O que comer no café da manhã para alcançar uma dieta saudável

Foto: depositphotos

Nutrientes necessários no café da manhã

Proteínas

Uma pesquisa realizada pela empresa americana Hillshire, divulgou a importância da ingestão de alimentos proteicos na hora do café da manhã.

Segundo a pesquisa, a proteína garante uma sensação de saciedade até a hora do almoço. Além disso ela também regula a taxa de açúcar no sangue.

Alimentos ricos em proteína

  • Leite e seus derivados
  • Ovo
  • Carne
  • Frios

Carboidratos

Logo que acordamos os níveis de energia do nosso corpo estão baixíssimos, graças a queima de glicose que foi feita durante o sono.

Por isso é de fundamenta importância reforçá-lo com carboidrato que disponibiliza o açúcar necessário para o organismo.

Alimentos ricos em carboidratos

  • Pães
  • Cereal
  • Tapioca
  • Mel
  • Bolo
  • Frutas
  • Aveia
  • Quinoa
  • Batata doce

Gordura

Além do açúcar, a energia também se encontra em um nível muito baixo logo que acordamos. E os alimentos que contêm o que conhecemos como “gordura boa” são ricas fontes de energia e vitaminas.

Alimentos ricos em gordura boa

  • Abacate
  • Açaí
  • Ovo
  • Azeite de oliva
  • Castanha
  • Linhaça
  • Semente de girassol

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