Publicado por Redação

Você sabe o que deve comer depois de fazer caminhada? Nesse texto você confere as indicações de alimentação pós treino. Confira a seguir!

Fazer exercícios é fundamental para ter uma vida mais saudável. Até mesmo aqueles de baixo impacto são capazes de combater doenças muito perigosas que afetam o nosso organismo e diminui nossa expectativa de vida.

A caminhada previne problemas vasculares, colesterol ruim, depressão e dor crônica. Ela ainda reduz a pressão arterial, controla a diabetes, artrose, insônia, depressão e faz bem para a memória. Por isso, é importante praticá-la ao menos três vezes por semana.

Mas não basta só praticar atividades físicas. É preciso cuidar da alimentação. Veja como combinar a sua alimentação com a caminhada.

Alimentação depois da caminhada

Em matéria para a BBC Brasil, o treinador esportivo Jesus Madrid Mateu, que trabalha com atletas de Fórmula 1 e do golfe, resume: “é muito importante a comida antes e depois do treinamento. Ela deve ser de qualidade e ajustada para o tipo de atividade física”.

Você deve comer, depois de fazer caminhada, carnes, leite e derivados e cereais

É preciso se alimentar 30 minutos após a caminhada (Foto: depositphotos)

Já a nutricionista Letícia Bertoldi lembra que “uma dieta equilibrada e balanceada, que atenda às recomendações para a população em geral, é suficiente para a manutenção da saúde e possibilita alcançar bom desempenho físico”.

Em ambos os casos, os que os especialistas querem dizer é: se você pratica alguma atividade física, como a caminhada, deve se alimentar bem. Esse é o segredo para que o exercício tenha benefícios práticos na sua vida.

Para isso, Bertoldi afirma que “a alimentação balanceada para estas pessoas deve ser variada e composta por diferentes grupos alimentares, rica em fibras alimentares e pobre em gordura saturada, com fracionamento de 4 a 5 refeições diárias, em quantidade suficiente para manutenção de saúde e para um bom desempenho físico”.

O que comer depois da caminhada vai depender bastante do horário em que ela é feita, porém é indicado que se faça uma refeição completa de acordo com o turno, como café da manhã, almoço ou jantar.

Veja também: O que comer antes e depois da academia?

Quanto tempo depois de caminhar devo comer?

Segundo a nutricionista, “para melhorar a recuperação muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o treino e fazer outra refeição após este período, se possível até 3 a 5 horas após o treino ou atividade física”.

Quanto aos tipos de alimentos, Bertoldi recomenda a combinação de carboidratos e proteínas. Esses dois grupos evitam a fadiga e recompõem a massa muscular. E tão importante quanto o alimento é a hidratação pós-caminhada. “Para repor as perdas hidroeletrolíticas, além de garantir que o desempenho físico seja alcançado e problemas de saúde sejam evitados”.

Exemplo do que comer depois da caminhada

Depois da caminhada, seu foco deve ser trabalhar a recuperação muscular e recuperar a energia gasta. Portanto, os alimentos indicados são: carnes vermelha e branca, soja, leite e seus derivados, frutas e cereais integrais.

Desta forma, você pode montar um cardápio rico em queijo, banana, aveia, granola, pão integral, ovo, frango desfiado, mamão, cenoura, beterraba, batata doce e castanha.

Receitas para pós-treino

Depois de fazer uma caminhada de 40 minutos a uma hora de duração, seu corpo precisa repor as energias consumidas para evitar problemas de saúde.

Deixar de se alimentar não é o caminho mais saudável, se sua intenção é perder peso. Até porque um cardápio bem feito não repõe as calorias que você perdeu, mas vai lhe manter nutrido da forma correta.

Pensando nisso, selecionamos algumas receitas poderosas para depois da caminhada. Escolha algumas e varie durante a semana.

Veja também: Comer 3 ovos inteiros por dia traz benefícios para a saúde? Saiba por quê

Lanches pós-treino

Os lanches são combinações mais leves e não refeições completas. Eles podem ser consumidos tanto após uma caminhada diurna, como uma noturna. Confira as opções de lanches pós-caminhada.

– Iogurte natural
– Granola sem adição de açúcar
– Salada de frutas
– Queijo cottage
– Torradas integrais
– Patê de atum, peito de peru ou chester
– Pão integral
– Uma fatia de filé de frango grelhado
– Suco de laranja sem açúcar
– Vitamina de iogurte desnatado, batido com banana e/ou morango, mamão papaya, maçã e aveia, com adição de farinha de linhaça, quinoa ou chia

Para o pós treino aposte em alimentos ricos em proteínas e carboidratos

O omelete colorido com verduras e hortaliças é um opção nutritiva para o pós treino (Foto: depositphotos)

Refeições completas pós-treino

Já as refeições são mais completas que os lanches e mais elaboradas na hora de fazer. Recomenda-se que as refeições ocorram de 1 a 2 horas depois do exercício.

Omelete colorido

Coloque um fio de azeite numa panela e doure meia cebola. Em seguida, coloque 1 tomate picado e 2 ovos já batidos. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por dois minutos. Quando ele estiver quase pronto, adicione folhas de espinafre e orégano. Tampe de novo por um minuto.

Panqueca proteica

Misture 1 banana amassada, 1 ovo batido, 1 colher (de sopa) de farelo de quinoa ou aveia e 1 fio de azeite e coloque em uma frigideira untada com um fio de azeite. Tampe e deixe por dois minutos em fogo baixo.

Veja também: O que comer no café da manhã para alcançar uma dieta saudável

Veja mais!