Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A  bergamota, fruta cítrica cujo nome científico é citrus aurantium, é bastante semelhante à tangerina, principalmente quanto ao aroma, mas com sabores bem diferentes. A bergamota, originária da Ásia, mais precisamente da China, Índia e de países com climas subtropicais e tropical úmido, apresenta um sabor mais amargo. Da casca da bergamota pode ser extraído um óleo essencial que pode ser usado para aromaterapia e na indústria de perfumes.

Benefícios

O óleo extraído da casca da bergamota pode ser usado como um excelente antisséptico e cicatrizante, ajudando a combater e tratar cistites e problemas de pele como acnes, feridas, queimaduras, alergias, aftas, picadas de insetos, entre outros.

Ajuda ainda atuando como calmante natural e antidepressivo, podendo ser usado no tratamento da ansiedade, depressão, tensão, nervosismo e insônia.

Pode ser usado também para o tratamento de febres, controle da oleosidade da pele e, consequentemente, do surgimento de acnes, além de ser um ótimo repelente de insetos e auxiliar no controle de vermes.

Óleo de bergamota: benefícios e propriedades

Foto: Pixabay

Ajuda a combater a deficiência da vitamina C, combate o reumatismo, auxilia no tratamento de bronquite, sarampo, dermatites, cistite entre outras doenças.

Modo de uso

O óleo pode ser usado em inalações, com ou sem combinação com outros óleos. Além disso, pode ser aproveitado para massagens aromáticas quando misturados aos óleos de massagem. Os banhos aromáticos, muito úteis em casos de lesões e dores musculares, assim como irritações na pele, fadiga, insônia, tensões do dia-a-dia e problemas de circulação também podem ser feitos com esse óleo.

As compressas feitas com o óleo podem ser eficazes para o tratamento de dores musculares, menstruais e de ouvido, assim como lesões antigas, problemas de pele, quistos, entorses recentes, queimaduras, febres, dores de cabeça, inchaços, contusões e inflamações.

Se o problema é ansiedade, a sugestão é pingar em um lenço e levar na bolsa ou mochila para onde for. Assim você terá o aroma calmante natural sempre com você. Se o problema é insônia ou agitação na hora de dormir, pegue o óleo e pingue algumas gotas desse óleo com algumas gotas de óleo de gerânio antes de deitar.

Para a concentração no trabalho, misture em um aromatizador elétrico, por exemplo, o óleo de bermamota com o óleo de menta e o óleo de laranja amarga.

Veja mais!