Publicado por Beatriz Helena Cano
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Planta indicada para as mulheres, o gerânio combate a celulite e diminui o estresse. De nome científico Pelargonium hybridum, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Originaria da África, é localizada também no Egito.

Com um cheiro agradável e bem parecido com o aroma exalado pelas rosas, o óleo de gerânio é conhecido, principalmente, por ameniza os efeitos causados pela tensão pré-menstrual.

Óleo de gerânio

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Conhecido como óleo da coragem, pois estimula a determinação e a força de vontade, o óleo de gerânio é popular por dar força para as pessoas enfrentarem os problemas e os desafios diários.

Para fazê-lo em casa, coloque em gel neutro duas gotas de óleo de gerânio, duas de grapefruit e duas de essência de pau rosa. Misture bem e passe diariamente no corpo para ficar com uma sinergia equilibrada e positiva.

A mistura também age como antisséptico natural, antidepressivo, bactericida e tem efeito diurético.

  • Ameniza os sintomas da TPM;
  • Alivia os sintomas da menopausa;
  • Ajuda no combate às dores de cabeça;
  • Diminui a irritação;
  • Trata cólicas menstruais;
  • Combate dores musculares.

Como usar?

Para ter um efeito relaxante, aplique o gel sobre a pele acompanhado de uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse. Esse processo também é indicado para dores musculares.

Para combater inflamações e infecções, aplique o óleo em cima de fungos e queimaduras. Passe também em cima de locais com celulite. Para melhorar a cútis, aplique sobre a pele ressecada e em cima das acnes.

Para as cólicas menstruais, separe uma xícara com água quente e coloque folhas de gerânio secas, deixe durante 15 minutos. Coe e adoce com açúcar ou mel. Esse chá também serve para combater a diarreia e hemorragia interna.

O gerânio na aromaterapia

Seu uso aplicado a aromaterapia pode ajudar a controlar vícios como o álcool e a nicotina.

Os benefícios do óleo de gerânio também estão relacionados à alimentação e ao emagrecimento. Se você segue uma rotina saudável e mantém uma boa alimentação, a energia liberada pelo óleo dará mais força para se manter na dieta e consequentemente emagrecer com mais eficiência.

As propriedades do óleo estimulam a autoestima fazendo a mulher se sentir bem de dentro para fora. Trabalha o amor-próprio e a capacidade de vencer na vida.

Contraindicações

Essa planta não possui efeito colateral. Seu consumo é contraindicado em mulheres grávidas ou em fase de lactação. Se desejar, consulte um médico antes de começar o tratamento.

Veja mais!