Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário do organismo humano, o zinco é considerado um mineral básico para que o corpo possa realizar todas as suas funções de forma correta, sobretudo no que diz respeito a não permissão que microrganismos prejudiciais à saúde se infiltrem no corpo humano e causem problemas, além de atuar ainda contra doenças já instaladas no corpo.

O que provoca a ausência e o excesso de zinco no organismo

A falta ou baixo nível desse mineral no interior do corpo humano pode acarretar em complicações como diarreia, queda de cabelo, impotência, retardo no crescimento, lesões nos olhos e pele, depressão e falta de apetite.

Em contrapartida, se consumido em excesso, o zinco é capaz de provocar ao indivíduo transtornos como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, falta de apetite, dores de cabeça e diarreia. Além dos citados, outro problema decorrente de quantidade muito elevada desse mineral corresponde ao atrapalho nos processos de obtenção de ferro e cobre.

Os alimentos fontes de zinco para o corpo

Foto: Reprodução/ internet

Quais são os alimentos fontes de zinco?

Pessoas que possuem dificuldade em obter zinco no organismo devem buscar alimentos de origem animal como sendo a principal fonte desse mineral. Os mesmos são até mais potentes e atuantes que os de origem vegetal.

Alimentos ricos em zinco

Oleaginosas

Fontes de ômega-3, gordura considerada altamente benéfica para o corpo, sobretudo para o coração, as castanhas, nozes e amêndoas também são ricas em excelentes dosagens de zinco. Tais alimentos são indispensáveis para o combate de complicações relacionadas à visão e velhice.

Beterraba

Antioxidante de altíssimo nível, a beterraba possui inúmeros benefícios para o organismo humano, principalmente em decorrência da alta concentração de zinco presente em sua composição. A mesma é ainda um importante agente contra o câncer e o envelhecimento precoce.

Tomate

Considerado um dos alimentos de maior fonte de antioxidantes, o tomate é ainda rico em zinco, favorecendo assim o crescimento forte e saudável. O mesmo também é dotado de vitamina C e licopenos, substâncias essenciais para o combate de males como os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Ostras

Dotadas de propriedades afrodisíacas, as ostras regulam os níveis de insulina na corrente sanguínea e ainda controlam o metabolismo. Ricas em vitaminas e ômega-3, as ostras são ainda dotadas de altas doses de zinco.

Pimentão

Integrante do grupo dos alimentos considerados termogênicos, o pimentão é fonte em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro e inúmeros minerais, principalmente o zinco.

Outros alimentos fontes de zinco para o organismo

1 – Carne de cordeiro;
2 – Trigo;
3 – Espinafre;
4 – Abóbora e sementes de abóbora;
5 – Caju;
6 – Cacau e Chocolate (cacau em pó);
7 – Carne de porco e frango;
8 – Feijão
9 – Cogumelos Bran

Veja mais!