Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp
Os benefícios da abóbora e suas sementes

Foto: Reprodução

Ícone das festas americanas de Halloween, ingrediente de hidratantes capilares e, principalmente, um alimento delicioso: a abóbora, fruto da aboboreira, uma planta herbácea. Ela, com sua cor laranja marcante, tem vários nutrientes benéficos à saúde e é o melhor remédio para quem sofre com anemia e hidropisia. Pessoas com problemas cardíacos também são beneficiadas com a abóbora, que tem baixa taxa de gordura e sódio em sua composição. Suas sementes também são bastante benéficas, principalmente, para quem sofre com prisão de ventre, pois são muito ricas em fibras. Conheça um pouco mais sobre as benevolências da abóbora e a inclua em sua dieta!

Propriedades e benefícios

Rica em nutrientes necessários para a boa manutenção da saúde, a abóbora tem como ingredientes: a provitamina A, as vitaminas A, B e C, e os minerais ferro, cálcio, silicatos, fósforo, magnésio e cloro. A abobrinha e a abóbora são consideradas calmantes, diuréticas, refrescantes, emolientes, depurativas e fortificantes. Elas combatem doenças renais, hepáticas, intestinais, estomacais, pulmonares, vesiculares, cardíacas, sanguíneas e até enfermidades no baço e na bexiga. Casos de reumatismo, furúnculo, hemorroida, tumor, icterícia, gota, febre interna, úlcera e erupções na pele podem ser tratados com as propriedades contidas nesse alimento. As propriedades da abóbora também atuam na prevenção contra o câncer.

Todas as pessoas podem consumir a abóbora, independentemente da idade, cozida ou crua. Seu suco é um ótimo remédio para problemas renais, incluindo a pedra nos rins. Para os cabelos, a abóbora também serve, pois recupera os fios ressecados e ajuda a proteger contra os raios UV. Pessoas que sofrem com prisão de ventre devem comer a abóbora, afinal, suas propriedades atuam como um laxante natural suave que não irrita o intestino.

As sementes da abóbora

Quase sempre jogadas fora, as sementes da abóbora são bastante nutritivas. Elas têm muitas fibras e atuam como calmante natural, devido às altas doses de triptofano (substância que atua como neurotransmissor sobre o humor da pessoa). Essas sementes podem ser consumidas como petisco e também em receitas de pães, bolos, etc. em forma de farinha.

Farinha das sementes de abóbora

Sementes de abóbora

Foto: Reprodução

A farinha feita com as sementes da abóbora é uma excelente protetora do intestino, pois age “varrendo” as substâncias tóxicas e nocivas que ficam alojadas nas paredes intestinas. Essa farinha pode ser adicionada à dieta colocada em receitas diversas, em frutas ou sucos. Aprenda a fazer em apenas cinco passos:

  1. Comece lavando bem a abóbora, retirando suas sementes e as deixando em água, para que a polpa fique bem separada.
  2. Ao retirar as sementes da polpa completamente, coloque-as para secar ao natural por doze horas ou leve ao forno por dez minutos para secar.
  3. Essas sementes serão torradas em uma frigideira até adquirirem uma coloração dourada.
  4. Para preparar a farinha, basta bater as sementes torradas no liquidificador.
  5. Peneire bem as sementes batidas até ficar um pó bastante fininho.

Veja mais!