Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A banana, além de ser uma fruta muito saborosa, carrega muitos nutrientes importantes para promover melhorias na saúde do corpo e, por isso, deveria ser inserida na alimentação de todos com mais frequência.

Muitos benefícios são oferecidos por esse alimento, como o combate à depressão, melhoras no funcionamento cerebral, combate à hipertensão e a prevenção de várias doenças. Um estudo mais recente, no entanto, conseguiu mostrar benefícios das bananas quando estão bem maduras.

Combate à necrose tumoral

Um dos benefícios encontrados nas bananas maduras, é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque quando vão amadurecendo desenvolvem manchas escuras de coloração marrom ou preta que envolvem a casca, e com isso a citosina, que é fator de necrose tumoral, liberada por algumas células do sistema imunológico. Elas atuam sobre outras células do corpo, ajudando a combater o câncer. Quanto mais madura estiver a banana, melhor será o seu efeito.

Muito mais nutrientes

Outro aspecto interessante das bananas maduras: quanto mais maduras, mais nutrientes possuem. Isso porque as mudanças vão acontecendo em sua composição, aumentando a quantidade de antioxidantes, além da mudança de amido para açúcares simples, que são mais facilmente digeridos.

Aumento da defesa do corpo

Cientistas japoneses realizaram estudos em torno de diversas frutas maduras, como a banana, uva, maçã, abacaxi, melancia e caqui. A banana é a mais benéfica entre elas, atuando no aumento das células brancas do sangue, e no reforço do sistema imunológico.

Os benefícios da banana madura para o corpo

Foto: Pixabay

Acredita-se, segundo cientistas, que o número de células brancas e de defesas pode aumentar em até oito vezes com o consumo diário, quando comparado com as bananas frescas ou verdes.

Digestão

Com aproximadamente três gramas de fibra, a banana ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, facilitando ainda a circulação de alimentos pelo trato digestivo. Fonte natural de eletrólitos, deve ser consumida quando se está com diarreia, pois esses não são aproveitados nesse período. Devido os seus componentes, ajuda ainda a conservar as bactérias boas presentes no organismo.

Promove a saúde do coração

As bananas maduras são ricas em potássio e, por isso, reduzem as concentrações de sódio, que podem ser causadoras da retenção de líquidos e dos problemas do coração.

Promove a saúde dos ossos

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de Óregon, nos Estados Unidos, as dietas ricas em potássio diminuem os riscos do indivíduo desenvolver osteoporose. Por serem ricas em potássio, portanto, as bananas maduras ajudam muito nesses casos, além de possuírem frutooligossacarídeos que contribuem para aumentar a absorção de cálcio, atuando também no fortalecimento dos ossos.

Veja mais!