Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você conhece o amaranto? Provavelmente não, pois este grão começou a ser cultivado aqui no Brasil há pouco mais de uma década (apesar de já ser bem conhecido ao redor do mundo há um bom tempo) e ainda não se popularizou totalmente. Ele é altamente nutricional, o que consequentemente faz com que ofereça vários benefícios ao nosso organismo. Pesquisas realizadas (no Brasil – na USP, por exemplo – e no mundo) vêm mostrando ainda mais o potencial do amaranto, que por exemplo, mostra eficácia na redução de níveis de colesterol no sangue. Mas os benefícios não param por aí, confira outros.

Os benefícios do amaranto

Foto: Reprodução

Benefícios do amaranto

  • As proteínas presentes no amaranto são de alto teor biológico (são aquelas com aminoácidos essenciais que o nosso organismo não produz) e podem ser comparadas com a proteína do leite.
  • É uma rica fonte de cálcio biodisponível (que possui uma maior e melhor absorção no organismo), de fibras, de zinco, de fósforo e de outros nutrientes.
  • É uma ótima opção para celíacos (como são chamadas as pessoas com intolerância ao glúten), já que não contém glúten.
  • O óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes são as responsáveis pela redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
  • Protege o coração e ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Estimula a recuperação e o ganho de massa magra (indicado para atletas) e reforça o sistema imunológico.
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Onde comprar e como consumir

Por ainda não ser tão conhecido por aqui, o amaranto pode ser um pouco difícil de ser encontrado, pois são poucos os pontos de venda que o disponibilizam. Mas geralmente ele pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Também pode ser comprado pela internet, em sites especializados nesses tipos de alimentos.

Quanto ao modo de consumi-lo, o amaranto tem uma grande vantagem: o grão, floco ou farinha não interferem no sabor dos alimentos, podendo ser consumido em refeições “importantes” tranquilamente. Coloque em sua salada, consuma-o cozido, misture no seu suco, use sua farinha em misturas… o importante é não deixar passar batido um grão tão cheio de benefícios para a sua saúde. 30g por dia já são suficientes para absorver alguns destes benefícios.

Não existem contraindicações em relação ao amaranto, ele pode ser consumido livremente.

Veja mais!