Publicado por Débora Silva
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O iogurte é um alimento derivado do leite que proporciona praticamente todos os benefícios deste e ainda traz outras vantagens. Conhecido por ter um poderoso efeito na regulação da flora intestinal, o iogurte é uma boa fonte de proteínas, minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico), possui baixo teor calórico e menos lactose que o leite. Para incluí-lo na dieta, você pode inseri-lo no preparo de vitaminas, nas saladas, nos molhos e combinado com os pratos doces e salgados.

Motivos para incluir o iogurte na dieta alimentar

Reforça o sistema imunológico

O iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – os probióticos –, que contribuem para aumentar a imunidade.

Fortalecimento dos ossos

Derivado do leite, o iogurte é uma ótima fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos. A ingestão de iogurte é recomendada principalmente para auxiliar no crescimento de ossos e dentes das crianças e para prevenir a osteoporose.

Auxilia no processo de emagrecimento

Por conter baixo teor calórico, o iogurte é uma boa opção de lanche entre as principais refeições. Segundo estudos realizados, a ingestão de cálcio e proteínas, do iogurte e de outros produtos lácteos, pode auxiliar na queima de gordura.

Os benefícios do iogurte para o organismo

Foto: Reprodução

Pele mais bonita

As proteínas do iogurte são fundamentais para a construção, reparação e renovação dos tecidos corporais. Durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano e suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza da pele.

Proteção do sistema nervoso

Além de ser fundamental na saúde dos ossos, o cálcio auxilia nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso, melhorando a função dos neurônios.

Iogurtes naturais e desnatados

Os iogurtes naturais e desnatados são ideais para a culinária em geral, por serem mais neutros e apresentarem baixo teor calórico. O iogurte natural possui todos os nutrientes oferecidos pelo leite: proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, além de auxiliarem no bom funcionamento do intestino.

Já o iogurte desnatado oferece os mesmos benefícios proporcionados pelo natural, além de conter menos gordura e, consequentemente, menos calorias. A menor quantidade de gordura é recomendada às pessoas que querem emagrecer e para quem deseja controlar os níveis de colesterol.

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