Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você já ouviu falar na Geleia real? Trata-se de uma substância de cor clara e gelatinosa que é produzida por glândulas de abelhas jovens e é destinada à alimentação da abelha rainha.

As abelhas operárias vivem em torno de seis semanas, enquanto a rainha, justamente por consumir essa geleia, pode viver até cinco anos.

As abelhas operárias produzem em torno de 250 e 300 gramas do líquido que, além de ser usado na alimentação da rainha, é fornecido às larvas durante os três primeiros dias de vida.

Os benefícios e propriedades da Geleia real

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios

A geleia real vem sendo usada a diversas gerações, principalmente na Europa e no Leste Europeu para auxiliar em tratamentos como a quimioterapia, arteriosclerose, úlceras duodenais e estomacais.

Também atua no combate ao enfraquecimento do organismo em decorrência de doenças ou envelhecimento, além de doenças do fígado, atraso no desenvolvimento físico e mental de crianças.

Combate o envelhecimento precoce, trata anemia, combate doenças neurológicas que acontecem em decorrência da idade, estimula a atividade sexual por conter hormônios sexuais, e é muito indicado para pacientes neurostênicos, depressivos, impotentes e astênicos, pois ajuda a incentivar a felicidade e a euforia.

É excelente para reduzir o esgotamento físico e mental, melhorar a capacidade de renovação das células, aumentar o funcionamento do metabolismo, aumentar a libido, aumentar a produção de esperma, baixa os níveis de colesterol ruim, auxilia no tratamento da menopausa, combate os sintomas da TPM, além de ser usado para combater problemas diversos que estão relacionados ao desequilíbrio hormonal.

Composição da geleia real

É composta basicamente por água – cerca de 66% -, carboidratos – 13% -, proteínas – 12% -, lipídeos – 5% -, vitaminas, enzimas e coenzimas – 3% – e sais minerais – 1% -.

A geleia real tem 21 aminoácidos, sendo que se destacam, entre eles, a leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e a fenilalanina, sendo rica ainda em minerais como o enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.

Entre as vitaminas, são destaque a B1, B2, B6, niacina, biotina, inositol, ácido fólico e pequenas doses de vitamina C e D.

Como consumir

Recomenda-se a ingestão diária de 0,5 a 1 g após o café da manhã, podendo ser colocada embaixo da língua, ou ainda ingerida com aproximadamente 50 ml de sucos, água, entre outros.

Atenção! Não pode ser consumida com líquidos quentes, e a geleia real deve ser armazenada na geladeira ou freezer.

Benefícios para a pele

A geleia real é usada ainda para combater a flacidez e amenizar o aparecimento de espinhas, Além disso, é estimulante da produção de colágeno, de forma que é excelente para combater as rugas.

Veja mais!