Publicado por Natália Petrin
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Que comer frutas é bom para a saúde, todos sabem. Mas você conhece os benefícios da laranja? Além de ser uma fonte de vitamina C, ela possui antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, combate a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Benefícios da laranja

Foto: Reprodução

A maior parte dos benefícios da laranja encontra-se no bagaço, parte da fruta rica em fibra e pectina, que é um polissacarídeo que auxilia na digestão e impede a absorção e o armazenamento de gorduras no corpo.

A fruta ainda é muito eficaz no combate ao colesterol, no controle da pressão sanguínea, no estímulo às funções intestinais e ao sistema circulatório, além de deixar a pele mais bonita.

Bagaço, a fonte de benefícios

O bagaço, normalmente descartado por todos, é a parte mais nutritiva e muito benéfica da fruta. Além de ser rico em fibras, o bagaço é eficaz na prevenção da cárie dentária, uma vez que, quando consumido, insere-se nos sulcos gengivais. A pectina, presente no bagaço da laranja, quando chega ao intestino grosso é fermentada, produzindo desta forma uma substância que previne contra o câncer do intestino grosso.

Laranja, muito mais que vitamina C

Suas propriedades antioxidantes formam seu principal benefício. Existem nesta fruta, mais de 170 tipos diferentes de fotoquímicos, incluindo os flavonoides. Estes apresentam propriedades anti-inflamatórias, além de inibirem a formação de coágulos no sangue e a formação de tumores. A laranja é, ainda, um excelente energizante, laxante, previne infecções, câncer de boca, de estômago e ainda diminui o risco de derrame.

O suco da laranja contém potássio, sendo eficaz no controle da pressão arterial, e betacaroteno, um renovador celular. O ideal, para aproveitar melhor os nutrientes da fruta, é fazer o suco no liquidificador ou em uma centrífuga, aproveitando-se de partes que, se espremida a fruta, seriam descartadas.

Como consumir?

Em forma natural, por meio de sucos ou receitas, a laranja pode ser consumida mantendo seus benefícios naturais. A casca, quando eliminada no consumo da fruta, pode ser usada para fazer chá.  Em forma de suco, deve ser feito e tomado na hora, sem conservantes e outros químicos uma vez que estes reduzem sua eficiência e seus benefícios à saúde. Para melhor aproveitamento das vitaminas e nutrientes, o ideal é bater a fruta no liquidificador, de forma que a casca também seja usada. Caso goste, uma dica é usar a laranja para fazer bolo.

Dicas de consumo

Sempre antes de caminhadas e exercícios físicos, tome um copo de suco de laranja. Além de hidratar o corpo, dá energia e diminui o colesterol. Se consumida junto com a vitamina E, a vitamina C presente na laranja tem suas propriedades antioxidantes potencializadas.

Escrito por Natália Petrin

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