Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Chamada de germe ou gérmen de trigo. Pois bem. O que muitas pessoas não sabem é que o nome desta semente é derivado da palavra germinação, uma vez que, em algumas espécies, a partir de uma semente é que se germina uma nova planta.

Dotada de ação semelhante a de um suplemento quando está dentro do organismo, a semente germe de trigo concentra excelentes propriedades medicinais carregadas de benefícios para a saúde do corpo.

Assim, uma das formas de se obter tais efeitos benéficos proporcionados por tais grãos corresponde ao uso do óleo de germe de trigo. O mesmo, que é conhecido por potencializar o aroma e benefícios desta semente, pode ser extraído de tais grãos quando os mesmos são prensados a frio.

Propriedades medicinais do óleo de germe de trigo

  • Regulador hormonal
  • Relaxante muscular
  • Anticoagulante
  • Cicatrizante
  • Antirrugas
  • Hidratante
  • Estimulante sexual

O óleo de germe de trigo e seus benefícios

Rico em vitamina E e B1, este óleo é carregado de nutrientes como ferro, potássio, fibras e proteínas. Por meio da prensagem dos grãos do germe de trigo é que o seu óleo torna-se um excelente suplemento vitamínico capaz de estimular a saúde e a estética da pele. E é justamente por isso que o mesmo é considerado eficaz para prevenir o surgimento das rugas e o ressecamento da pele. Isso sem falar no poder cicatrizante capaz de tratar feridas e queimaduras.

Os benefícios e usos do óleo de germe de trigo

Foto: Reprodução/ internet

Este óleo é ainda responsável por disparar as glândulas sexuais e estimular a formação de hormônios essenciais tanto nos homens como nas mulheres. O mesmo, no organismo feminino, é também capaz de retardar os transtornos provocados pela menopausa e ainda regula a menstruação.

A fadiga dos músculos é outro transtorno combatido pelo óleo de germe de trigo, ação que melhora a resistência física. O mesmo possui também o papel de ativar as circulação sanguínea e atuar como um eficiente anticoagulante, favorecendo, inclusive, os vasos capilares e assim prevenindo problemas cardíacos e varizes.

Formas de consumo do óleo de germe de trigo?

O óleo do germe de trigo pode ser utilizado em cápsulas, por meio da ingestão, através ainda da aplicação direta sobre a pele e ainda por outras formas que podem ser recomendadas por profissionais médicos.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento, ainda não se verificou qualquer contraindicação ou reação adversa deste óleo. Todavia, é sempre importante consultar um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento ainda que natural.

Veja mais!