Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Cheios de nutrientes, os pêssegos têm propriedades vitais para o bom funcionamento do corpo humano. Possuem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, fazendo com que a fruta seja um dos alimentos mais saudáveis, além de extremamente saborosos.

Pêssego

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades da fruta

Quem disse que alimentos saborosos nunca são saudáveis, não experimentou ainda um pêssego doce e delicioso. Muitas vezes, vitaminas essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo estão presentes em alimentos simples, saborosos e de fácil acesso. Ervas para chás e temperos, saladas, grãos e frutos podem ser a chave para uma boa saúde e para uma vida mais tranquila e equilibrada.

O pêssego contém muitas vitaminas e nutrientes e, entre eles, está o fósforo, que auxilia na saúde dos ossos e dos dentes, a vitamina A, que estimula o sistema imunológico, protege a visão e o sistema reprodutor e o potássio, que age nos tecidos musculares prevenindo a fadiga muscular, e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso central. Os altos níveis de luteína, contida na fruta, revertem os danos causados pelo estresse e, além disso, os pêssegos contêm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo de efeitos nocivos de muitas doenças e do envelhecimento celular.

Ricos em compostos fenólicos e carotenóides, os pêssegos também ajudam a combater tumores e a manter a pele saudável, além de protegê-la da radiação ultravioleta. Essa fruta, além de eficaz no combate aos tumores, desempenha importante papel na prevenção de doenças oculares. O pêssego também contém componentes bioativos, combatendo a obesidade e ajudando a prevenir doenças do metabolismo. O ácido ascórbico e o zinco presentes nele, são essenciais para o sistema imunológico e ajudam na regeneração dos tecidos lesionados e no combate às infecções.

Além de todos estes benefícios, os pêssegos também são ótimos para limpar as toxinas dos rins, do estômago, do fígado e do cólon, pois seu alto teor de fibras empurra os resíduos tóxicos para fora do organismo. A vitamina K, também presente na fruta, é importante para manter o coração saudável, impedindo a coagulação interna do sangue e fornecendo proteção contra diversas doenças cardíacas.

Veja mais!