Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Todo mundo já ouviu falar em catuaba, mas você sabe exatamente quais são as propriedades medicinais dessa árvore? O chá da casca da árvore tem um sabor amargo suave e serve para evitar a fadiga, a insônia e ajudar quem tem problemas de ansiedade, mas deve ser evitado por gestantes.

O que é a catuaba?

Os efeitos do chá da casca de catuaba

Foto: Reprodução

A catuaba é uma árvore originalmente brasileira e é conhecida nos estados brasileiros por diversos nomes, como: Catuabinha, Caramuru, Tatuaba, Catuaba-Marapuama e Catuaba-Selvagem. A árvore possui várias espécies diferentes e é a mais famosa planta com propriedades afrodisíacas naturais do país. A árvore se apresenta de forma parecida com um arbusto, com caule levemente curvado. A superfície do caule, que é com o que se faz o chá, é onde as propriedades benéficas à saúde se encontram de maneira mais potencializada, é acinzentada e pode variar entre o cinza bem claro até o mais escuro, de acordo com a espécie. Não tem um cheiro forte, fácil de ser identificado, mas o sabor é de um amargor característico.

Conheça seus benefícios e propriedades

Tratamento contra impotência sexual

Tomar regularmente este chá pode ajudar no tratamento da impotência sexual. | Foto: Reprodução

O chá da casca da catuaba, assim os produtos que contém ela, facilita a ereção e tem funções bactericidas e antioxidantes, auxiliando no combate do envelhecimento precoce dos órgãos e das células em geral. Por ser um ótimo expectorante o chá de catuaba também é indicado como auxiliar no tratamento contra doenças pulmonares e como diurético, evitando que o corpo acumule excesso de água.

A catuaba contém substâncias que estimulam o sistema nervoso central, por isso é utilizada para amenizar os problemas das pessoas que sofrem de problemas de memória e de ansiedade.

Fadiga, neurastenia e insônia são doenças que também são combatidas pelo chá da casca da árvore.

Mas por ser um estimulante muito forte, o chá de catuaba deve ser evitado por gestantes e pessoas que sofrem de úlceras no estômago.

Para fazer o chá

Para ter acesso a todos os benefícios que a catuaba faz no organismo é aconselhado que seu consumo seja feito através de um chá, que é muito fácil de fazer:

  • Em uma panela coloque um litro de água e uma colher de sopa de casca de catuaba.
  • Leve ao fogo.
  • Conte dez minutos a partir do momento em que se iniciou a fervura e desligue.
  • Deixe o chá esfriar por no mínimo dez minutos, coe e beba de preferência não adoçado.

Você pode guardar o chá na geladeira e consumir ao longo do dia ele gelado, ou colocar em uma garrafa térmica e tomar ele morno. Deve-se tomar de duas a três xícaras de chá de catuaba durante o dia para que os benefícios da planta possam ser sentidos mais rapidamente.

Veja mais!