Publicado por André Luiz Melo
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Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 é um nutriente essencial para equilibrar o metabolismo do sangue, da pele e do sistema nervoso, além de realizar a modificação de alimentos dotados de proteínas e gorduras em fontes de energia.

A vitamina B6 é encontrada, mais comumente, em forma de comprimidos sob as nomenclaturas de Nevrix, Emet e Dramin. A mesma é comercializada em farmácias e drogarias.

Quais os sintomas promovidos pela ausência de vitamina B6 (piridoxina)?

Os sintomas mais comuns quando há a falta desse nutriente no organismo são:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Alterações de humor
  • Retardo Mental
  • Confusão Mental
  • Irritabilidade
  • Inflamação da língua
  • Sensação de formigamentos nas mãos e pés

Também quando o teor de vitamina B6 no organismo não está equilibrado, sintomas como enjoo na gestação e TPM são elevados consideravelmente.

Benefícios

Os incríveis benefícios da vitamina B6

Foto: Reprodução/ internet

O benefícios da vitamina B6 (piridoxina) são conhecidos por revigorar e realizar a manutenção do organismo de pessoas que fazem a ingestão de bebidas alcoólicas, além de indivíduos vítimas de queimaduras, distúrbios metabólicos, infecções, gastrectomia, hipertireoidismo e transtornos intestinais. Sua utilização também é recomendada para pacientes que realizam tratamentos de hemodiálise e na defesa do corpo contra neuropatia periférica ou estimulada por medicamentos.

A vitamina B6 (piridoxina) também é conhecida por auxiliar na combate da homocisteína, substância que, se presente em quantidade elevadas na corrente sanguínea, pode provocar problemas cardiovasculares.

Recomenda-se, diariamente, o consumo de 50 a 400 mg de vitamina B6. Todavia, o organismo de uma pessoa saudável requer, no mínimo, de 1 a 1,7 mg desse nutriente.

Efeitos colaterais

O excesso de vitamina B6 no organismo é capaz de resultar na elevação do ácido fólico, causar sonolência e sensação térmica de muito frio ou calor

Contraindicações

Pessoas alérgicas a algum componente dessa substância devem evitar seu consumo.

Mulheres gestantes devem ter precaução quando da ingestão da piridoxina, uma vez que a mesma pode provocar a redução da produção de leite materno, se consumida em dosagens acima de 600 mg por dia.

Fontes de vitamina B6

A presença de vitamina B6 pode ser observada em alimentos tanto de origem vegetal, como batata e banana, como de origem animal, a exemplo de salmão ou bife de fígado.

Nutriente essencial para o bom desempenho do cérebro, a vitamina B6 estimula a produção das células do sangue.

Confira a seguir uma lista com os nomes de outros alimentos ricos em vitamina B6:

  • Sementes de girassol;
  • Frango, carne de boi;
  • Couve-de-bruxelas, cenoura.
  • Abacate, manga, ameixa seca, melancia, uva;
  • Suco de ameixa, suco de tomate, suco de uva;
  • Avelã, castanhas, noz, amendoim, castanha-do-pará, caju;

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