Publicado por Robson Merieverton
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De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir, por dia, apenas cinco gramas de sal.

Mas, no Brasil, essa realidade é bem diferente. Indicativos apontam que a maioria da população chega a consumir até 12 gramas de sal por dia.

O consumo excessivo de sal pode trazer sérias complicações a saúde de uma pessoa. As principais delas estão ligadas a pressão arterial e ao funcionamento dos rins. Mas, não é só isso.

Por ser rico em sódio, o sal está associado a uma série de doenças crônicas, entre as principais hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

O excesso de sódio no organismo ainda pode provocar delírio, parada respiratória, cefaleia e eritema da pele.

Para substituir o sal

Mas, para quem não consegue ficar longe dele e acha que nada pode substitui-lo, a partir de agora, você vai conhecer alguns ingredientes que podem ser inseridos na sua dieta, capazes de substituir o uso do sal no preparo dos alimentos.

Isso pode ser conseguido através do uso dos temperos naturais. Conheça alguns deles:

Alho e cebola

Os saborosos temperos naturais que podem substituir o sal

Foto: depositphotos

Conhecidos pelos sabores fortes que empregam aos pratos, o alho e a cebola são excelentes substitutivos para o sal. O alho atua na diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol.

Enquanto a cebola ajuda a inibir a ação de algumas bactérias e fungos. Eles também são vistos como fortes aliados na prevenção de câncer de estômago, pulmão, próstata e fígado.

Sálvia

Os saborosos temperos naturais que podem substituir o sal

Foto: depositphotos

Na medicina natural, a erva é conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias e de estímulo a digestão. Usada em forma de pó ou folhas inteiras, a sálvia vai muito bem no preparo de massas.

Manjericão

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Foto: Pixabay

O manjericão é um excelente aliado da saúde do sistema cardiovascular. Geralmente seu uso é mais frequente no preparo de molhos, pois imprime um gosto característico aos pratos.

Alecrim

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Foto: Pixabay

Usadas com mais ênfase no preparo de carnes vermelhas ou peixes, o alecrim traz um aroma leve para os pratos. Seu uso também é benéfico a saúde, pois combate ao vírus da gripe, ajuda na saúde dos olhos e doença dos rins.

Salsinha e coentro

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Foto: Pixabay

A salsinha confere aos pratos um sabor bem agradável, além de ajudar na prevenção de doenças do coração e dos rins.

Já o coentro, usado em folhas ou sementes, possui alta concentração de ferro e vitamina C, ajudando na digestão dos alimentos.

Pimenta

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Foto: Pixabay

A pimenta possui alta concentração de capsaicina, o que imprime sabor ardido a ele. Por conta dessa característica, ela possui ação antioxidante e curativa. Ela também previne o aparecimento de alguns tipos de câncer, acelera o metabolismo, ajuda no emagrecimento e reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue.

Louro

os-saborosos-temperos-naturais-que-podem-substituir-o-sal louro

Foto: Pixabay

Usada, na maioria das vezes para perfumar alguns alimentos, o louro proporcionam alívio contra gases. Seu sabor marcante também torna o feijão ou aquele caldinho ainda mais delicioso.

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