Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Os brócolis são vegetais crufíferos de origem européia, cultivados e consumidos desde o Império Romano como um valioso alimento. Apesar de ser um alimento cultivado por todo o mundo atualmente, os brócolis se adaptam melhor ao clima frio, se desenvolvendo bem em temperaturas em torno de 18°C e 23°C.

Suas folhas têm limbo lobado na base e bordas onduladas. Suas flores têm formato semelhante ao de um sino, e o tamanho dos botões é variável. As partes que podem ser consumidas são suas folhas, flores e pedúnculos florais, e seu consumo não deve passar muitos dias depois da colheita, pois isso altera seu sabor, aroma, coloração e outros.

Os vários benefícios dos brócolis!

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Além de serem saborosos alimentos, os brócolis são ricos em minerais como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, além das vitaminas como A, C, B1, B2, B6, K e fibras alimentares. Com poucas calorias, o alimento também é conhecido por suas propriedades anticancerígenas. Estudos comprovam que o consumo dos brócolis diariamente ajuda a evitar doenças do coração, úlceras e gastrites.

Com poderosa ação antioxidante e anticancerígena, os brócolis dificultam o crescimento do câncer de mama, de colo uterino e de próstata. Além disso, previnem o envelhecimento celular precoce das células, pois contêm outros compostos ativos como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenóides. São eficazes ainda, devido ao betacaroteno, zinco e selênio, no fortalecimento do sistema imunológico. Para as gestantes, o consumo é ainda mais benéfico, pois possuem ácido fólico, que auxilia na formação do feto.

O alimento é responsável ainda por ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue, devido à presença de bastante fibra e pouco açúcar. Fonte de vitamina C, cálcio, potássio e magnésio, o consumo de brócolis é eficaz também na prevenção de osteoporose, na regulação da pressão sanguínea e na prevenção dos resfriados e gripes.

Devido à riqueza em fibras e à baixa quantidade de calorias, o alimento é ainda um excelente aliado de quem busca o emagrecimento, uma vez que traz saciedade com poucas calorias.

Como consumir?

Podem ser consumidos crus em saladas ou cozidos. Além disso, podem incorporar diversas receitas como suflês, sopas, tortas, bolos entre outras. A textura e as propriedades dos brócolis, no entanto, são alteradas quando o alimento é cozido. A forma mais correta de preparo é cozinhar por meio de vapor, de forma a manter suas propriedades benéficas à saúde. Após o preparo, mantenha na geladeira e consuma o quanto antes.

Contraindicações

O consumo de brócolis não possui contraindicações.

Veja mais!