Publicado por Ana Ligia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Diferente do que possa imagina, a gordura é algo essencial para a saúde. Tudo depende da fonte onde você vai buscá-lo e as quantidades ingeridas. A maneira mais saudável de se conseguir consumir a “gordura boa” é através do alguns tipos de óleos de cozinha.

O óleo também é outro ingrediente conhecido como grande inimigo de quem busca manter uma vida leve e saudável. Mas há vários tipos de óleos de cozinha na culinária brasileira e, acredite, muitos deles só farão bem ao organismo.

Alguns óleos podem ser usados tanto puro, no preparo da comida, como em molho na comida. Conheça quais são os mais saudáveis e como você deve usá-los para não perder os nutrientes.

Óleos de cozinha saudáveis

Óleo de coco extravirgem

para-a-saude-qual-o-melhor-tipo-de-oleo-de-cozinha-coco

Foto: Pixabay

Este ingrediente é extramente rico em ômega-3. A “gordura boa”, chamada de gordura poli-insaturada do óleo ajuda a proteger o sistema cardiovascular, tem ações anti-inflamatórias, controla a pressão arterial e o colesterol e fortalece o sistema imunológico.

O óleo de coco pode ser usado tanto refogado nas comidas como no cozimento delas.

Azeite de oliva extravirgem

para-a-saude-qual-o-melhor-tipo-de-oleo-de-cozinha-azeite

Foto: Pixabay

O azeite de oliva ajuda a prevenir o câncer, doenças cardíacas, faz bem para pele, cabelo e ossos, combate diabetes, ajuda a emagrecer e é rico em vitamina A, C e K.

O ingrediente suporta altas temperaturas sem perder nenhum nutriente. É ideal para ser usado na reparação de pratos quentes.

Óleo de palma

para-a-saude-qual-o-melhor-tipo-de-oleo-de-cozinha-dende

Foto: reprodução/wikimedia

O também conhecido por olho de dendê é uma fonte rica de vitima A, D, E e K e traz diversos benefícios para a pele e cabelo.

O óleo de palma só pode ser usado no cozimento de alimentos e nunca de maneira pura.

Óleo de soja

para-a-saude-qual-o-melhor-tipo-de-oleo-de-cozinha-soja

Foto: Pixabay

Este ingrediente possui as taxas de ácido graxos ideais para o organismo. O óleo de soja ajuda a combater doenças como Alzheimer, protege o coração, é rico em ômega 3 e 6, controla o colesterol, faz bem para os ossos, cabelo, pele e olhos.

Óleo de abacate

para-a-saude-qual-o-melhor-tipo-de-oleo-de-cozinha-abacate

Foto: Pixabay

Rico em vitamina E e proteínas, o óleo de abacate ajuda a prevenir câncer de próstata e de mama, evita derrames, retarda o processo de envelhecimento celular e ainda melhora a absorção dos nutrientes.

Este óleo pode ser consumido de maneira pura, como molho de saladas e outros alimentos.

Veja mais!