Publicado por Redação

Você sabe para que serve a vitamina B12 no organismo? Descubra nesse post qual a função desse nutriente, onde encontrar e quais os riscos que a deficiência dele pode trazer para o corpo.

Em primeiro lugar a vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um nutriente do complexo B. Sendo assim, extremamente essencial para a saúde das células, dos nervos e do sangue. Isso porque ela ajuda na regeneração celular, assim, prevenindo diversas doenças como a anemia, só para exemplificar.

A falta dela no corpo pode causar desde fraqueza muscular, até problemas mais graves, como demência e até mesmo quadros de depressão.

A boa notícia é que é possível manter os níveis aceitáveis dessa vitamina no sangue apenas incluindo os alimentos mais ricos nela nas refeições. Queijos e peixes, só para exemplificar, são ótimas fontes naturais do nutriente.

Qual a função da vitamina B12 no organismo?

A vitamina B12 é essencial para a manutenção de várias funções do corpo. A principal função dela é garantir a proteção e regeneração celular. Principalmente das células nervosas e do sangue. Dessa forma, ela é de extrema importância no combate e prevenção da anemia e doenças neurológicas.

É possível ingerir a vitamina B12 através de alimentos ricos nela ou de suplementos

Por ser produzida no estômago e intestino animal, essa vitamina não é encontrada nos vegetais (Foto: depositphotos)

Ela tem esta função, principalmente, em crianças e em idosos. No primeiro grupo, a vitamina é a responsável pelo desenvolvimento saudável dessas células. Evitando diversos problemas futuros.

Em idosos, por manter bons níveis de vitamina B12 no sangue, pode ajudar a prevenir espasmos, causados pelo desgaste das células nervosas e, mesmo, casos de demência.

Grávidas também precisam ficar atentas e consumir alimentos ricos no nutriente. Porque ele é essencial para o desenvolvimento do feto e ajuda também a evitar problemas como hipertensão e obesidade durante a gravidez.

Outra função importante ligada ao nutriente é a diminuição do colesterol e triglicerídeos do sangue. Ajudando, dessa forma, a prevenir doenças cardíacas e hipertensão.

A vitamina B12, ainda ajuda a manter as unhas e cabelos saudáveis. Isso acontece porque ela é responsável pela regeneração e saúde celular. Da mesma forma, o nutriente é de grande ajuda para quem quer ganhar massa muscular ou perder peso. Pois ajuda na recuperação dos músculos, além de aumentar a queima de gordura.

Veja também: Benefícios da vitamina B12 (cobalamina) para a saúde

O que é vitamina B12?

A vitamina B12 é um nutriente que pertence à família das vitaminas do complexo B. Por ser composto pelo mineral cobalto, também é chamada genericamente de cobalamina. É um nutriente extremamente essencial para a saúde do corpo e pode ser encontrado naturalmente, em diversos alimentos.

Ao contrário da vitamina D, o corpo humano não produz a própria B12 que consome. Dessa forma, é preciso uma suplementação externa através de alimentos ricos no composto ou por suplementos farmacêuticos.

O nutriente é produzido naturalmente pelas bactérias que vivem no trato gastrointestinal de animais. Por isso que as maiores concentrações estão em alimentos como fígado e coração.

Ele também pode ser feito em laboratório, onde recebe o nome de cianocobalamina, uma vez que é produzido a partir de bactérias, semelhantes às que vivem no corpo dos animais.

Quais alimentos ricos em vitamina B12?

Existem diversos alimentos ricos em vitamina B12 e que, quando incluídos na dieta, suprem de maneira fácil a necessidade diária de uma pessoa adulta. Os mais indicados para quem deseja consumir uma maior quantidade do nutriente são as carnes bovinas.

Isso acontece porque nos músculos desses animais é armazenada uma grande quantidade dessa vitamina. Contudo, os alimentos mais ricos são os fígados, tanto bovinos quanto de aves.

A vitamina B12 serve para prevenir a anemia e doenças neurológicas

Fígado, carnes magras e derivados do leite são ricos em vitamina B12 (Foto: depositphotos)

Mas o ideal é que sejam consumidos cozidos ou grelhados e, principalmente, em outras preparações que não precisem da adição de gordura.

Peixes como a sardinha, o atum e o salmão têm ótimas quantidades do nutriente. Mariscos frescos, ostras e mexilhões também são uma boa adição a ser feita na alimentação saudável. Lembrando mais uma vez que a preferência é por alimentos cozidos ou preparados no vapor.

Ainda é possível encontrar o nutriente na carne branca. Cortes magros de animais, como: frango, pato e porco são importantes para suprir as necessidades nutricionais de vitamina B12. Além de serem ricos em diversos outros nutrientes e terem pouca gordura.

Por último, para as pessoas que não consomem carne, também é possível absorver a vitamina B12 através do consumo de ovos e dos derivados do leite. As maiores concentrações estão em queijos, como o cottage e o parmesão, e em iogurtes.

Em apenas um copo, o leite desnatado tem quase o dobro do nutriente recomendado diariamente para um adulto. Assim, todos esses alimentos são essenciais para se manter o consumo saudável de vitamina B12. Além disso, eles também são ricos em outros nutrientes essenciais para a saúde do corpo.

Veja também: Alimentos ricos em vitamina B12

Quais vegetais têm o nutriente?

Não é possível encontrar a vitamina B12 em vegetais frescos. Isso acontece porque o nutriente é produzido por bactérias presentes no estômago e intestino de animais. Dessa forma, se alimentar apenas de frutas e vegetais não garante a absorção necessária do nutriente.

Contudo, nem sempre as pessoas que não consomem carne, leite e ovos, como os veganos, sofrem de deficiência em vitamina B12. Isso acontece porque alguns alimentos, que são feitos à base de soja ou leites vegetais, são enriquecidos com o nutriente feito em laboratório.

Outras fontes vegetais da vitamina, mas que não são o suficiente para o corpo conseguir absorver, são encontrados em alimentos vegetais fermentados. Geralmente os que são feitos à base de soja, cogumelos ou alguns tipos de algas marinhas.

Quais os sintomas de deficiência em vitamina B12?

A falta de vitamina B12 pode trazer várias consequências graves para o organismo. A principal, e uma das mais graves, é a anemia.

Isso pode acontecer porque o nutriente é responsável por manter os glóbulos vermelhos saudáveis. Caso ele esteja em falta, estas células podem se deteriorar. Da mesma forma que pode causar problemas de cicatrização.

 

Outros sintomas da deficiência do nutriente são: fraqueza, espasmos musculares, exaustão e cansaço crônico. Também problemas no sistema imunológico, o que deixa o corpo mais suscetível a infecções e inflamações.

Além disso, a falta de vitamina B12 pode causar problemas como prisão de ventre ou diarreia, perda de apetite, problemas de equilíbrio, quebra das unhas e queda de cabelo.

Entre os sintomas mais graves que a deficiência do nutriente pode acarretar estão a demência, mais comum em pessoas idosas, e a depressão. Isso também está ligado a acidentes vasculares cerebrais, paralisia e, ainda, infertilidade.

O que causa a falta de vitamina B12?

Existem vários fatores que podem ser responsáveis pela falta de vitamina B12 no organismo. O principal deles é uma alimentação pobre, com pouca ingestão de alimentos que contenham o nutriente.

Mas se engana quem pensa que apenas pessoas que seguem uma dieta sem carne sofrem com o problema. Todos podem estar sujeitos a isso, basta não seguir uma alimentação balanceada.

Outro problema que pode causar a falta do nutriente é algum problema no intestino delgado. Já que ele é o órgão responsável pela absorção dos nutrientes, problemas como o aumento da flora de bactérias pode provocar uma desestabilização de todo o organismo.

Pessoas que fizeram cirurgias no órgão ou passaram pela bariátrica também estão no grupo de risco. Isso porque, em alguns casos, o tamanho do intestino é diminuído na operação, causando uma deficiência na absorção de todos os nutrientes.

Veja também: Saiba quais são os alimentos ricos em vitamina D

O excesso do nutriente pode trazer problemas para a saúde?

Tudo, até mesmo os nutrientes essenciais em excesso, faz mal para o organismo e pode trazer consequências tão ruins quanto a falta dele. A boa notícia é que a possibilidade de uma overdose de vitamina B12 é algo raro.

A vitamina B12 serve para regenerar as células do organismo

A acne é uma consequência do consumo excessivo da vitamina B12 (Foto: depositphotos)

Isso acontece porque o excesso dela é jogado na corrente sanguínea e filtrado pelos rins. Dessa forma, o próprio corpo se encarrega de expulsar o que está em excesso.

Contudo, é sempre importante ficar atento. Pois mesmo que o excesso do nutriente não traga consequências diretas, pode acarretar em algum problema futuro. No caso da B12, pode causar uma sobrecarga de trabalho nos rins.

O único problema ligado diretamente ao excesso de vitamina B12 é o aumento da acne. Mas isso pode ser resolvido com a diminuição das doses diárias. Em alguns casos, podem ocorrer coceira ou formigamento nos braços e pernas. Mas isso é raro de acontecer e, geralmente, não é grave.

Mesmo assim, é importante nunca fazer a automedicação, principalmente de suplementos alimentares. Antes de tudo, é sempre importante consultar um médico para a realização de exames.

Só assim é possível saber quais as deficiências nutricionais e fazer uma suplementação de maneira correta. Na melhor das hipóteses, há um gasto desnecessário em algo que o corpo irá expulsar. Nos piores casos, há problemas graves associados ao excesso de diversos nutrientes.

Importância da vitamina B12 no organismo

Você acabou de ver para que serve a vitamina B12 no organismo, onde encontrar e quais alimentos consumir. Você também viu quais os sintomas da deficiência do nutriente e porque é importante sempre estar atento a alimentação e aumentar o consumo dos alimentos que possuem uma grande quantidade da vitamina.

Outro ponto importante que foi mencionado na matéria, é sempre cuidar da alimentação de grávidas, crianças e idosos. Isso porque estes grupos são os mais atingidos pelos benefícios da vitamina B12. Caso sinta alguns dos sintomas da falta, sempre procurar um médico para a realização de exames.

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