Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Popularmente conhecida como flor do maracujá, flor da paixão ou maracujá silvestre, a passiflora é a planta que produz o maracujá. Assim como a fruta, a planta é muito utilizada como calmante natural.

Passiflora - Benefícios e propriedades da planta do maracujá

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Com propriedades calmantes e sedativas, é muito eficaz no combate ao nervosismo e aos distúrbios do sono. Tem ação relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e relaxante muscular. É muito indicada para casos de ansiedade, nervosismo, depressão, insônia, TPM, dificuldades de concentração, espasmos gastrointestinais de origem nervosa, hiperatividade infantil, estresse excessivo e irritabilidade. Rica em flavonoides, alcaloides e saparinas, age diretamente no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, de forma que pode relaxar tensões musculares, melhorar a respiração e diminuir a pressão arterial. Suas substâncias também estão diretamente ligadas ao controle do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina.

Formas de consumo

Além de ser encontrada na forma de comprimidos, a passiflora pode ser encontrada em xarope, folhas e flores, e preparada como chá ou suco. Confira algumas receitas abaixo:

Chá com sementes do maracujá

Para cada 250 ml de água, use 3g de sementes de maracujá secas e moídas.  Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue e adicione as sementes. Deixe descansar por alguns minutos e tome duas vezes ao dia.

Chá de folhas secas de maracujá para insônia

Para combater a insônia, use 3 xícaras de chá de água e 15g de folhas secas de passiflora. Leve a água ao fogo e, ao alcançar fervura, adicione as folhas secas. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar abafada por alguns minutos. Tome as três xícaras durante a tarde.

Suco de maracujá

O suco de maracujá pode ser preparado com 200 ml de polpa da fruta e 1 litro de água. Adicione os ingredientes no liquidificador e bata até misturá-los completamente. Beba sem coar e adoce a gosto. Tome durante o dia, principalmente em momentos de estresse e ansiedade. Os efeitos relaxantes da planta e das receitas acima podem ser intensificados quando associados a um banho quente e relaxante após a ingestão.

Efeitos colaterais e contraindicações

Por agir como calmante natural pode causar distúrbios visuais e sonolência. Não deve ser usado sem orientação médica por gestantes, crianças e idosos. O consumo deve ser evitado por pessoas com pressão arterial baixa, ou que façam uso de calmantes e sedativos. O uso da flor de maracujá pode diminuir os ritmos cardíacos e intensificar efeitos de remédios.

Veja mais!