Publicado por Agnes Rafaela
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Recentemente estudos mostraram que o picolinato de cromo é um potencial inibidor do apetite por doces, dessa forma, podendo ser bastante útil para contribuir com a perda de peso. Nutricionistas afirmam que a principal função que o cromo desempenha no organismo é a de aumentar os efeitos da insulina, que faz com que aconteça a redução dos níveis de gordura no corpo, traz a sensação de saciedade e diminui consideravelmente o apetite ávido que temos por doces.

Picolinato de cromo - Benefícios e emagrecimento

Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o que dizem os nutricionistas voltados ao assunto, o policolinato de cromo é a forma do mineral cromo que melhor é absorvida pelo organismo, ela age sobre enzimas que estão relacionadas ao metabolismo energético, atuando de forma direta no controle dos níveis de glicose no sangue e ajudando a melhorar a circulação. Assim, estabiliza tais níveis e como consequência faz amenizar a fome e também a necessidade de consumo de alimentos que são repletos de carboidratos em sua composição, como pães, macarrão, arroz e bolachas.

Seu consumo também ajuda na construção muscular, por isso é indicado para quem pratica musculação.

Fontes naturais

Na natureza, o cromo pode ser encontrado em legumes, frutas, entre outros, dentre os quais estão: ameixa, brócolis, cereais integrais, cogumelos, fígado, espinafre, levedo de cerveja, maçã com casca, nozes, queijos e vinho. Estes alimentos apresentados são fontes ricas em cromo, mas, em se tratando da dosagem recomendada do picolinato de cromo para o organismo, os estudos ainda são controversos, contudo, nutricionistas alertam para que não se consuma uma quantidade maior que 200mcg da substância por dia.

A deficiência dessa substância por parte do organismo é rara, devido a pouca necessidade de grandes doses diárias, por isso a dica é para que não haja excesso de consumo. Também é bom ter em mente que o uso isolado de qualquer tipo de suplemento não será capaz de promover um eventual emagrecimento, dessa forma, é altamente recomendável que ao adotar este ou qualquer outro tipo de ingrediente a dieta, seja praticado o hábito de fazer atividades físicas, além de uma reeducação alimentar.

Atenção ao consumo do picolinato de cromo!

O excesso desse mineral no organismo pode ser prejudicial à saúde, os efeitos colaterais podem ser insônia, dor de cabeça, diarreia entre outros e em casos mais sérios pode causar problemas hepáticos, anemia profunda e insuficiência dos rins. Também foram encontradas por nutricionistas mutações genéticas e danos ao DNA em ratos de laboratório que ingeriram grandes doses de cromo. Ainda que preliminares os estudos, eles alertam para a necessidade do acompanhamento adequado de profissionais para realização de uma dieta que seja regada à essa suplementação.

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