Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Aquela constante briga com a balança para manter o peso corporal dentro de um padrão saudável vem complicando a vida de muita gente. Algumas, inclusive, iniciam uma dieta e, logo depois, percebem que a quantidade de peso que haviam eliminado começa a voltar.

Porém, essa reação do corpo tem uma explicação. De acordo com a nutricionista Sophie Deram, a dieta restritiva faz com que o cérebro perceba a perda de peso como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteção.

Então, acaba aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo, para que, ao comer, não haja risco de perder gordura.

por-que-as-pessoas-engordam-depois-que-emagrecem

Foto: depositphotos

Comprovação científica

Através de estudos científicos, a nutricionista chegou à seguinte conclusão: “as dietas são, em longo prazo, a mais importante fonte de ganho de peso das pessoas”. Mediante esse resultado, ela acredita que, não fazê-las é o caminho para viver com qualidade e com o peso saudável.

Os famosos regimes podem até funcionar no começo, mas cerca de 90% ou 95% das pessoas voltam ao peso inicial, ou até o ultrapassam. “O cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe-a como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você”, explica Sophie.

Partindo do estudo da nutrigenômica – a ciência que trata de como os alimentos conversam com nossos genes –, Sophie apresenta um método científico e revolucionário, em que a contagem de calorias e as restrições alimentares radicais ficam proibidas, ou seja, para emagrecer, nada de dieta. “Fazer uma dieta restritiva é uma das coisas que mais assusta e estressa o seu corpo e o seu cérebro”, afirma.

Ciência aplicada

O resultado de toda a dedicação a respeito do tema por parte da nutricionista resultou na concepção de um livro “O Peso das Dietas”. A obra é estruturada em cinco capítulos: Vivemos hoje um terrorismo nutricional, Não sabemos mais o que comer, O poder do cérebro, Os segredos de Sophie e os Segredos de Sophie na Prática.

De maneira clara e objetiva, ela conta seus “Sete Segredos” para emagrecer de forma sustentável e resgatando o prazer de comer alimentos verdadeiros. Ao final do livro, há uma seção de dicas sobre como organizar o seu dia a dia na cozinha, com mais de 50 receitas saborosas e fáceis de preparar, muitas delas enviadas pelos seus amigos do mundo todo!

“Quero mostrar o quanto é importante escutar seu corpo e não obrigá-lo a seguir numa direção que ele não quer! Estamos cada vez mais em guerra com o nosso corpo. Em vez de cuidar dele da melhor maneira possível, tentamos obrigá-lo a seguir numa direção que ele muitas vezes não quer ir, porque sabe que não é a direção mais saudável”, finaliza Sophie.

Veja mais!