Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Consumir frutas com coloração roxa, a exemplo de amora pretas (blackbarry), uvas, ameixas e mirtilos (blueberry) pode representar a redução das chances do surgimento de doenças sérias, a exemplo de transtornos cardíacos, câncer e Alzheimer. Tal fato foi identificado por meio de pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Frutas roxas previnem câncer e Alzheimer

Segundo constataram os pesquisadores envolvidos no estudo, a presença na estrutura dessas frutas roxas da substância polifenol acaba por auxiliar o organismo na correta absorção de ferro.

Tal ação é considerada essencialmente importante, haja vista que o ferro somente se torna benéfico para o organismo quando absorvido da forma ideal. Quando absorvido de forma inadequada, o mesmo acaba por reagir juntamente com substâncias que permanecem livres no interior do corpo humano, podendo assim gerar a formação de novas substâncias nocivas ao organismo.

Conforme constatou o coordenador do estudo Douglas Kell, se o ferro penetrar no organismo sem que haja antes a interação com o polifenol, o mesmo pode se transformar em um componente altamente nocivo para as células corporais.

É importante ressaltar ainda que, em altas quantidades, o ferro solto no interior do organismo acaba por barrar, por exemplo, que a vitamina C atue no combate a alguns problemas de saúde.

Previna Alzheimer e câncer com frutas roxas

Foto: Pixabay

De modo que, segundo a pesquisa, os polifenóis existentes nas frutas roxas são dotados da capacidade de reagir com o ferro e fazer com que o corpo fique livre de sérias doenças.

Publicada pela revista Archives of Toxicology, a pesquisa assegura ainda que outros componentes, a exemplo do chocolate, curcumina e chá verde também são dotados de polifenol.

Ainda de acordo com constatações científicas, doenças como câncer, Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson e doenças do coração tem suas chances diminuídas a partir da ingestão de frutas como ameixas, amoras e mirtilos, por exemplo.

Os benefícios das frutas roxas

Tanto as frutas como as hortaliças dotadas de coloração roxa possuem alta concentração de niacina (vitamina do complexo B), além de vitamina C, potássio e minerais.

Graças a tais nutrientes, esses alimentos possuem a capacidade de manter e a saúde da pele, rins, sistema digestivo, nervos e ainda dificultar a chegada do envelhecimento das células. A maioria desses alimentos é também dotada de um antioxidante capaz de prevenir problemas cardíacos.

Assim, consumir, por exemplo, alimentos como alcachofra, alface roxa, almeirão roxo, ameixa preta, azeitona preta, figo roxo, amora, jaboticaba, mirtilo, framboesa, uva roxa e lichia pode auxiliar e muito na manutenção da saúde.

Veja mais!