Publicado por Redação

A samambaia é uma planta usada há muitas gerações por índios peruanos para tratar de forma natural diversos problemas, principalmente relacionados ao trato respiratório e febre. Hoje em dia ela é também utilizada para combater doenças crônicas na pele.

Também conhecida por Samambaia de Mato Grosso, Samambaia do Amazonas, Rabo de caxinguelê, Cipó cabeludo, Guaririnha e Erva de macaco, a samambaia teve sua capacidade de cura tanto cientificamente quanto popularmente comprovadas.

A planta serve como um excelente tônico para pessoas que sofrem de doenças e problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Um estudo laboratorial feito na década de 1970 comprovou que a samambaia é capaz de combater uma doença comum da pele que causa vermelhidão e irritação, conhecida como psoríase.

Trate os desconfortos da psoríase com chá de samambaia

Foto: depositphotos

Por ser um sudorífero natural, os índios, tanto peruanos como amazonenses, comprovam popularmente que o uso da samambaia também é eficaz para quem deseja controlar a febre.

Mas é preciso prestar bastante atenção na hora de escolher a samambaia, pois existem diversos tipos da mesma planta, mas nem todas possuem os mesmos resultados medicinais.

As folhas da samambaia chegam até 1,5m de comprimento e embaixo delas há partes chamados soros, que são umas bolinhas que servem para a planta se reproduzir.

Chá de samambaia

As partes da samambaia que serão usadas na hora do preparo da bebida são a raiz e rizomas. Você pode fazer maceração com rizomas da planta ou picar uma colher da raiz seca em 600 ml água fervente.

Veja mais!