Publicado por Redação

Sentir indisposição e cansaço é natural depois de um dia intenso de trabalho ou de uma atividade impactante. Porém, quando essa situação torna-se corriqueira é sinal de que algo não está bem no seu organismo. Por isso, este artigo vai lhe indicar os melhores remédios caseiros para tomar contra esses males.

Porém, vale lembrar que todo e qualquer substância tomada a fim de combater doenças deve ser autorizada pelo seu médico.

Portanto, se você está se sentindo cansado e indisposto sem causas aparentes, deve procurar um especialista o quanto antes. E agora veja que tipos de ingredientes são eficientes.

Receitas de remédios caseiros para tomar contra indisposição e cansaço

 

(Foto: depositphotos)

Chá de alfafa

A alfafa, chamada no meio científico de Medicago sativa, possui vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B. Também é rica em ácidos fenólico e fólico que combatem o cansaço e fortalecem o seu sistema imunológico. O chá de alfafa revigora a energia corporal. Veja como fazer.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa da alfafa;
  • 500ml de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva 500ml de água e quando ela levantar fervura adicione as colheres de sopa da alfafa. Coe e tome três vezes ao dia.

Ginseng

O ginseng é considerado um tônico que combate o cansaço e a fadiga. Ele é uma espécie de raiz, que fornece energia ao organismo.

No mercado, há as opções de comprimidos sintéticos e também pedaços in natura para fazer chás ou incluir em receitas.

Experimente mastigar dois pedaços pequenas da raiz uma vez por dia para aumentar sua resistência ou faça um chá. Aprenda como:

Ingredientes:

  • 1 pedaço de raiz de ginseng;
  • 250 ml de água;
  • Mel.

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque o ginseng por dois minutos em fogo baixo. Depois, coe e tome.

Espinafre

A espinafre é rica em vitaminas A e ácido fólico. Essa verdura facilita a absorção do ferro e magnésio que são minerais essenciais para dar força e energia para seu organismo. E não só o espinafre, como as demais folhas verdes, principalmente as na cor mais escura. Use o espinafre em sopas e saladas.

Veja também: Conheça os alimentos que ajudam a aliviar qualquer tipo de ressaca

Doenças que causam cansaço e indisposição

Não é normal se sentir sempre cansado e indisposto. Na presença constante desses sintomas, sua saúde pode estar sendo afetada por alguma doença. Veja as mais comuns:

Depressão

A depressão é uma das doenças que pode sim, causar cansaço e indisposição. O problema tem origem na cabeça, mas a inflamação dos seus neurônios vai atrapalhar o funcionamento da ordem psíquica e afetar também a sua forma física e disposição para fazer as atividades do dia a dia.

Anemia

A maior característica da anemia é o “sangue fraco”. Isso causa sono, queda de cabelo, falta de ar e muito desânimo. Vale a pena avaliar como estão as suas células sanguíneas se você estiver sempre indisposto.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica que precisa ser controlada com rigor. Quando o nível de açúcar sobe no sangue, você sente um cansaço muscular muito grande. Isso acontece pois há perda de massa magra.

Infecções

Alguns tipos de infecções também deixam seu bem-estar prejudicado. Se você sente febre também, é bom procurar um médico e fazer os exames certos para evitar complicações no organismo.

Doença cardíaca

Os problemas de coração causam cansaço. Quando o órgão não funciona direito, o resultado é péssimo: ele não bomba o sangue para os órgãos que ficam trabalhando a folego pequeno e causam uma fadiga no corpo inteiro.

Tireoide

Se a sua glândula está trabalhando mais do que devia, que é chamado de hipertireodismo, ou o contrário, o hipotireoidismo, seu coração começa a bater mais rápido. Essa disfunção faz com que você se sinta exausto.

Comportamentos que causam cansaço e indisposição

Não são só as doenças tradicionais que podem tirar do seu corpo a energia. Alguns comportamentos também levam a isso. Conheça-os.

Má alimentação

Alimentar-se da maneira incorreta traz muitos prejuízos à sua saúde. Se você não come alimentos nutritivos, não respeita os horários das refeições e abre mão de ingredientes saudáveis, acaba se sentindo fraco.

Excesso de exercícios

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas faz bem ao nosso organismo, mas em demasia não é legal. Se você está exagerando na dose, seus músculos logo apresentarão sintomas de cansado e indisposição. Por isso, pegue leve.

Insônia

Dormir é sagrado para o corpo humano. É por meio do sono que ele recupera a força e disposição para enfrentar um novo dia. Se você dorme pouco ou costuma ir dormir muito tarde e acordar cedo, prepara-se para se sentir enfadado.

Estresse

Se você está muito estressado no trabalho ou por problemas pessoais, certamente isso vai afetar o seu corpo. Quando estamos enfrentando um grande problema, sentimos vontade de ficar na cama e só levantar quando tudo estiver solucionado. A preocupação e ansiedade também causam cansaço e indisposição.

Veja mais!