Publicado por Redação

Na hora de preparar alguma receita, a semelhança de alguns ingredientes pode até confundir um pouco a sua cabeça.

Por acaso você sabe diferenciar uma raiz tuberosa de um tubérculo ou bulbo? Antes de ficar preocupado, saiba que a maioria das pessoas se confundem em relação a esses ingredientes, já que eles são pertencentes a mesma família.

Tanto a raiz tuberosa, quanto o tubérculo e bulbo são alimentos que são extraídos a partir da raiz. Entre eles, destaque para a batata, cenoura, beterraba e cebola. O que vai diferenciar cada um desses tipos de alimentos é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Para que você possa entender melhor cada uma delas, preste atenção no decorrer do texto.

A diferença entre eles

Depois de entender o que vem a ser uma raiz tuberosa, tubérculo e bulbo, nunca mais você terá dúvida entre eles.

Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?

Foto: depositphotos

Raiz tuberosa

Os alimentos identificados como raízes tuberosas são aqueles que crescem debaixo da terra, ou seja, os nutrientes se acumulam dentro da própria raiz e o caule fica acima da superfície. Como exemplo de raízes tuberosas podem ser citados a cenoura, a beterraba, a batata-doce, a mandioca e o nabo.

Tubérculo

O tubérculo é identificado como sendo a parte grossa de um caule que cresce debaixo da terra. A grosso modo, é um caule modificado em forma de raiz. Geralmente as plantas que são identificadas como tubérculos possuem formato arredondado, hipertrofiado e apresentam saliências denominadas olhos ou brotos. Elas acumulam substâncias como o amido, que são suas reservas de alimento.

As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los. Entre os alimentos que são tubérculos estão a batata-inglesa, cará, inhame, caládio, tinhorão e dália.

Bulbo

O bulbo é identificado como sendo um caule subterrâneo com numerosas folhas, cheias de reservas nutritivas e que permite às plantas renovar anualmente suas partes aéreas. Ele se assemelha muito com o tubérculo, porém, a diferença entre eles é o formato da parte que acumula os nutrientes. Enquanto no tubérculo ela é arredondada, no bulbo é reduzido a um disco basal ou a um eixo cônico achatado, denominado prato. São exemplos de bulbo a cebola, o alho, lírio e jacinto.

Veja mais!