Publicado por Redação

De acordo com a nutricionista Laís Murta, caloria é a quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo. “Quando nos referimos às calorias de um alimento, estamos falando da quantidade de energia que este alimento é capaz de nos fornecer”, explica ela no seu site.

Ela fala que não é preciso ter medo das calorias, pois “quando controladas, são extremamente necessárias para o nosso corpo, pois além de manterem a temperatura corporal, gerando energia para as nossas atividades diárias, elas fazem com que o nosso organismo funcione perfeitamente”.

Calorias vazias

O que as pessoas precisam evitar na verdade são as calorias vazias. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional do Rio de Janeiro (SBEM-RJ), os alimentos com calorias vazias são aqueles que praticamente não oferecem nutrientes.

“Batatas fritas, nuggets, balas, chicletes, biscoitos (sobretudo os amarelos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, são os chamados alimentos com calorias vazias. Contém muita caloria e corantes, além de uma quantidade irrisória de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde”, informa.

A organização SBEM-RJ indica que esse tipo de dieta causa obesidade, ganho de peso, diabetes, desnutrição e outras doenças relacionadas à falta de sais minerais e vitaminas.

Flávia Conceição, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-RJ, afirma no site oficial da instituição que: “mudança de estilo de vida não é uma tarefa fácil. No entanto, várias pesquisas mostram que implementar novos hábitos aos poucos é a maneira mais fácil e eficaz de se atingir algum objetivo”.

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Calorias ideais

O número de calorias que cada pessoa precisa ingerir por dia vai variar de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas. Por isso, existem dezenas de calculadoras virtuais que podem fazer as contas por você. Veja alguns exemplos:

  • Se você é uma mulher de 25 anos, tem 1,60 m de altura e 65 quilos e não pratica nenhuma atividade física precisa de 1.364 calorias por dia para se manter nutrida. Já se você é um homem com essas mesmas condições, vai precisar de 1.530 calorias ao dia;
  • Se você é um homem de 35 anos, 1,80 m de altura e 85 quilos precisa de 1.805 calorias por dia. Já uma mulher com 30 anos, com 1,70 m de altura e 70 quilos tem que ingerir 1.452 calorias ao dia.
  • Um homem com 45 anos, 1,80 de altura e 80 quilos, depende de 1.643 calorias para se manter saudável e com o mesmo peso. Uma mulher com a mesma idade, só que com 1,65 m de altura e 60 quilos deve comer alimentos diários que forneçam 1.245 calorias;
  • Um idoso de 60 anos com 1,85 m de altura e 75 quilos, precisa de 1.611 calorias ao dia. Uma idosa com 65 anos com 1,65 m de altura e 54 quilos necessita de 1.251 calorias diárias.
Número de calorias é decisivo para a perda de peso

Quase todo mundo fica em dúvida sobre o quanto de calorias precisa perder para emagrecer (Foto: depositphotos)

Quantas calorias preciso para emagrecer?

A nutricionista Andreza Dias, de São Paulo, em entrevista ao Blog Vigilante da Causa Magra, do portal Estadão, explicou como perder peso ao reduzir as calorias ingeridas por dia.

A especialista afirmou que não é saudável perder muitos quilos rapidamente, pois para emagrecer com segurança é preciso se livra de meio a um quilo por semana ou 3 a 4 quilos por mês.

A lógica é a seguinte: cada quilo corresponde a 7 mil calorias. Ou seja, para você engordar um quilo é preciso consumir 7 mil calorias. Desta forma, o contrário é verdadeiro. Ou seja, para perder um quilo é só deixar de comer 7 mil calorias por semana.

Mas, para a sua perda de peso ser segura, a especialista recomendada que você perda meio quilo a cada uma semana. O cálculo é o seguinte: ingira por semana 3.850 calorias semanalmente. O que significa 550 calorias a menos por dia.

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Dicas para cortar 500 calorias por dia

Se você quer perder meio quilo por semana, deve começar a cortar alguns tipos de alimentos e investir em se movimentar um pouco mais. Veja essas dicas incríveis para cortar 500 calorias por dia da sua dieta e começar a perder peso, segundo a nutricionista Andreza Dias.

Não coma em frente à televisão ou computador: esse hábito pode ser terrível para quem quer comer menos. Quando for fazer uma refeição, concentre-se nela para que seu corpo entenda que é hora de iniciar a digestão e acelerar o metabolismo. Quando você está distraída e comendo, a tendência é exagerar na dose;

Coma salada: invista em saladas deliciosas e saudáveis. Você vai se surpreender o quanto vai se sentir saciado e os sabores maravilhosos que possuem determinadas combinações. Isso vai reduzir o número de calorias das suas principais refeições;

Use pratos pequenos

Sabe aquele prato pequeno? Comece a utilizá-lo não só para lanches. Coloque suas refeições completas nele e experimente comer menos para perder peso de forma saudável e rápida;

Se movimente dentro de casa

Pequenos exercícios podem lhe ajudar a intensificar a queima de calorias. Para isso, se movimente dentro de casa mesmo. Ao varrer, cozinhar, falar ao telefone, lavar o banheiro ou subir escadas.

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