Publicado por Redação

Que os vegetais e frutas são indispensáveis na alimentação de quem deseja ter uma vida saudável, isso todos já sabemos. Mas qual seria a dosagem ideal de consumo diário desses alimentos?

Um trabalho realizado pela University College London, Inglaterra e divulgado pela BBC, mostrou que pessoas que consomem pelo menos cinco tipos de vegetais e frutas por dia, possuem menor risco de morrerem de câncer, doenças cardíacas ou algum tipo de morte prematura.

Obviamente, quanto mais houver o consumo dos alimentos, que só trazem bem para o nosso organismo, melhor. Mas uma dosagem de cinco vezes ao dia já seria suficiente para o corpo começar a sentir os benefícios causados pelos alimentos.

Quantos vegetais e frutas devemos comer diariamente?

Foto: depositphotos

A pesquisa também mostrou que os vegetais quando estão frescos possuem um maior efeito protetor do que quando são cozidos. Já as frutas que são utilizadas em sucos, principalmente as bebidas que levam açúcar, acabam perdendo grande parte dos seus nutrientes.

As frutas e os legumes podem ser utilizados como ingredientes para saladas, sopas, massas ou consumidos in natura.

O efeito contrário pode surgir em quem consome frutas e legumes enlatados. Esse tipo de alimento pode acabar aumentando as chances de risco de morte, devido às substâncias químicas que possuem.

Quantidade ou variedade?

O estudo ainda mostra que pouco adianta consumir cinco (ou mais) legumes ou frutas, se não há uma variação. Os nutricionistas defendem que é importante existir uma dieta variada e equilibrada, que inclua abundância de frutas e legumes.

O ideal é tentar combinar de forma mais variada possível as fibras, nutrientes e vitaminas que são oferecidas pelos mais variados tipos de alimento.

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