Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Quem nunca acabou ingerindo por engano algum alimento que estivesse excessivamente quente e acabou queimando a língua, não é mesmo? Pois bem. Nesses casos, a língua acaba sendo acometida por efeitos que a deixam muito vermelha, com textura rugosa, bastante sensível e com sensação dolorosa e incômoda. Por isso, nessas situações recomenda-se ficar atento para o preparo de simples e fáceis receitas caseiras que podem aliviar tais efeitos. Confira:

Imagem de língua humana

Foto: Pixabay

Aplicação de frio

Seja a queimadura na língua ou em qualquer outra área do corpo, um dos métodos mais eficazes para conter o incômodo provocado é fazer a aplicação de algum elemento frio, a exemplo de água corrente ou mesmo uma simples e comum pedra ou cubo de gelo.

Mel e açúcar

Considerado um importante calmante natural, o mel é capaz de aliviar a sensação de queimação na língua. Basta ingerir e deixar por alguns minutos na boca uma colher (de sopa) desse elemento natural.

A aplicação de grãos de açúcar na parte atingida pela queimadura também é outra alternativa eficaz. Ao ingerir, o indivíduo deve elevar a língua ao céu da boca pressionando os grãos de açúcar para que o mesmo possa fazer efeito sobre a queimadura.

Cápsulas de vitamina E

A utilização de cápsulas de vitamina E também são altamente indicadas para conter o problema. Você deve utilizar o líquido encontrado no interior da cápsula e aplicar sobre a área afetada pela queimadura.

Água salgada

Fazer um enxaguante bucal à base de água salgada é talvez a mais eficaz receita natural para tratar queimadura na língua. E isso ocorre em decorrência dessa substância auxiliar na cura do problema e também na eliminação de bactérias e na prevenção contra infecções.

O recomendado é colocar uma colher (de chá) de sal em uma xícara de água morna, dissolver e depois colocar na boca deixando durante 30 segundos. Ao final do processo, a água deve ser eliminada ao invés de engolida.

Veja mais!