Publicado por Redação

Tendo suas origens na América Central, o chuchu, ao contrário do que é dito por muitos não é uma verdura, mas sim uma fruta, assim como o tomate, visto que possui as sementes no interior do alimento, o que é resultado da fecundação da flor.

A hortaliça que vem de uma planta trepadeira, era muito apreciada pelos astecas graças ao seu sabor suave e característico. De fato, muito além de saboroso, o chuchu possui diversos benefícios para a saúde. Para aproveitarmos isso da melhor maneira possível, é importante saber escolher os melhores frutos na hora da compra.

Conheça alguns dos benefícios e propriedades do chuchu e quais os aspectos que precisam ser observados na hora da compra:

Benefícios do chuchu

Conhecido por ser de fácil digestão, o chuchu, assim como a maioria das hortaliças é rico em fibras e possui um grande deficit calórico, tendo aproximadamente 80 calorias a cada 100 gramas do fruto. Essas características fazem do chuchu um grande aliado em dietas para perda de gordura.

Rico em diversas vitaminas do complexo B (B1; B2; B3; B5; B6; B9), C, E e K; além de diversos minerais como cálcio, ferro, magnésio, fosforo, potássio e zinco; o vegetal, que é da mesma família do pepino, abóboras, melão e melancia, ajuda a combater e prevenir:

  • Doenças ósseas (osteoporose);
  • Anemia;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Hipertensão;
  • Contribui para a saúde da pele;
  • Auxiliam no funcionamento do intestino.
Quer comprar chuchu e não sabe como? Aqui te ensinamos a escolher esse alimento

Foto: depositphotos

Como escolher o chuchu

A primeira característica a se analisar é a cor do fruto, já que quanto mais verde a casca melhor é o chuchu, enquanto que quando ele está amarelado é muito provável que já tenha passado do ponto.

O brilho da sua superfície também é um fator determinante para diferenciar os melhores frutos, já que os de casca opaca ainda podem estar verdes.

Também evite comprar os que possuem algum tipo de machucado ou os que já estejam com brotos nascendo.

Veja mais!