Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Rico em vitaminas e minerais, o abacaxi é um ótimo alimento para o corpo, pois ao mesmo tempo que refresca, ele também protege o organismo contra determinadas doenças e repõe os nutrientes que o ser humano precisa.

Por exemplo, a fruta possui altos índices de vitamina C e por esta razão combate os radicais livres, células estas responsáveis por inflamações articulares, arteriosclerose e o surgimento de tumores. Assim, o consumo do abacaxi diminui os riscos destes problemas.

Além disso, este alimento possui vitaminas do complexo de B, fator que melhora o sistema imunológico. Também é rico em manganês, facilitando o metabolismo de gorduras e contribuindo para uma melhor absorção de cálcio no organismo. Um outro benefício da fruta é o auxilio nas dietas, tendo em vista que ela é fonte de fibras.

quer-cultivar-abacaxi-em-casa-aprenda-tecnica-incrivel

Foto: Pixabay

Mas, mesmo diante de tantos benefícios as pessoas não costumam comer tanto abacaxi. A justificativa pode ser pelo fato de não saber como ele foi plantado e cuidado ao longo de seu crescimento. Levando em consideração esta perspectiva, aprenda uma maneira simples de plantar o abacaxi em casa e sem precisar de muito espaço para isso, apenas um vaso.

Como plantar um abacaxi em casa?

O primeiro passo é ir até o supermercado ou na feira e escolher um abacaxi que não esteja nem muito verde nem maduro demais.

Observe a casca, se ela estiver amarela a fruta está madura, mas para saber se está no ponto certo verifique a força de suas folhas. Isto porque, se você tentar retirar a folha e não conseguir com facilidade quer dizer que a fruta está ideal para ser usada, já se forem retiradas sem esforço ela está muito madura e não servirá para o plantio.

Em seguida, corte o talo bem no pé, retire três camadas de folhas do final do abacaxi e coloque-o para secar no sol durante dois dias. Depois, pegue o talo e coloque em um copo cheio de água durante 15 dias. Durante este tempo, as raízes do abacaxi vão aparecer e a partir de então ele estará pronto para ser transferido para o vaso.

Nesta parte, é essencial preparar a terra para recebê-lo. Por isso, misture-a com material orgânico e depois coloque o talo.  Deixe a planta em um ambiente de sol forte, considerando temperaturas superiores a 18 °C. Regue o cultivo duas vezes por semana, de preferência jogando água no meio do talo, onde ela vai ser absolvida. É uma questão de tempo para que a planta apresente seu fruto.

Confira o passo a passo com o vídeo abaixo:

Veja mais!