Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muito utilizado nos preparos de feijão, carne e saladas, o quiabo deixa de ser um simples ingrediente nas cozinhas e se transforma em um poderoso aliado para controlar a diabetes. Além disso, por suas propriedades antioxidantes é um vegetal indicado para evitar e tratar outras doenças que afetam o organismo humano. É capaz também de ajudar na dieta, cuidar da pele e da saúde dos ossos.

Propriedades do quiabo

A casca desse vegetal é onde se concentra o maior teor de nutrientes, por essa razão, para aproveitar de seus benefícios, deve ser consumido sem retirar essa parte. Entre suas riquezas estão as vitaminas A, C, B1 e B2, proteínas, carotenoides, fibras, luteína, minerais, flavonoides e xanthin. É considerado no reino vegetal, o que mais proporciona elementos antioxidantes.

Quiabo para controlar a diabetes

Baseados em estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), três estudantes de Minas Gerais, observaram a eficiência do quiabo para o controle da diabetes em humanos. Seguindo as orientações de uma professora de química, os estudantes descobriram que a água de quiabo é um excelente remédio natural para amenizar as taxas de glicose no sangue.

A receita

Lave bem dois quiabos e corte as pontas do vegetal. Em seguida, corte-os ao meio e coloque-os dentro de um copo com água. Deixe essa mistura descansar em torno de oito ou 10 horas no período da noite, e tome na manhã do dia seguinte. É importante lembrar que essa receita não substitui o acompanhamento médico e os remédios prescritos por esse profissional, mas serve, sim como um forte aliado na luta contra a diabetes.

Quiabo vegetal é potente para tratar diabetes

Foto: Pixabay

Outros benefícios proporcionados por esse vegetal

“Queridinho” de quem está de dieta, o quiabo oferece apenas 30 calorias em 100 gramas. Para melhorar a qualidade, não possui gordura saturada e nem colesterol. Na baba desse vegetal também é possível encontrar benefícios que ajudam a emagrecer, tendo em vista que ela é rica em fibras solúveis e assim aumentam e prolongam a sensação de saciedade.

As vitaminas do complexo de B, o ácido pantotênico e a vitamina K presentes nesse alimento conseguem manter a pele jovem, bonita e nutrida. O quiabo ainda é capaz de nutrir o organismo com minerais essenciais para a saúde do corpo, como magnésio, manganês, ferro e cálcio. Este último se torna responsável pela ação de fortalecimento dos ossos através desse vegetal.

Se você acha que os benefícios acabaram, está enganado. O quiabo ajuda no tratamento de peristaltismo, combate a constipação, reduz tosse e resfriado. Além de eliminar agentes infecciosos e a ação dos radicais livres, por essa prática é conhecido como um alimento que previne o surgimento de câncer de pulmão.

Como comprar o quiabo?

Vendido em feiras livres, quitandas ou supermercados, o quiabo deve ser escolhido criteriosamente. A aparência desse vegetal deve ser verde, durinha e sem manchas amareladas, essa é a garantia de um alimento fresco e consequentemente consegue manter os nutrientes, as propriedades e os benefícios encontrados neles intactos e prontos para o uso.

Veja mais!