Publicado por Gihan Hodroj
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Um poderoso aliado para tratar de infecções urinárias é o rábano silvestre, conhecido também como armorácia, raiz-forte, rábano-rústico e rábano picante. Seu nome científico é Brassicaceae e é uma planta medicinal nativa da Europa, cresce especificamente em lugares úmidos. Suas folhas e raízes podem ser usadas para fazer chá ou xarope.

Rábano Silvestre

Foto: Reprodução

Essa planta pode ser encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, suas folhas também podem ser encontradas em feiras livres. Tanto as folhas como as raízes devem ser consumidas frescas.

Benefícios

As folhas de rábano podem ser usadas exteriormente para combater dores musculares. O método mais eficaz para esse caso é o xarope da raiz que tem os princípios ativos mais fortes. Um deles é o óleo de mostarda que se liberta do glicósido. Suas compressas também podem ser usadas para aliviar coceira de picadas e frieiras.

Quem sofre com prisão de ventre, problemas de úlcera ou gastrite, certamente pode contar com o chá dessa folha para fazer com que o intestino funcione de uma forma melhor em todas as áreas.

Ajuda principalmente os rins e quem tem problemas na bexiga, por causa de seus efeitos bactericidas. É recomendado para casos de gripe, rinite e sinusite, alivia toses e ajuda com a excreção do catarro.

Outro uso que essa planta tem é na cozinha, além de possuir todas essas maravilhosas propriedades curativas, nós o conhecemos na cozinha como o famoso rabanete. Temperado com azeite e sal fica delicioso. Suas propriedades também valem se consumidos da forma tradicional.

Contraindicações

Seu uso é contra indicado para grávidas, crianças menores de 5 anos e para quem sofre de hipertireoidismo. Sua ingestão em quantidades descontroladas pode causar náuseas e vômito.

Como fazer chá com folhas

Ferva uma xícara de água e coloque 1 colher de chá de folhas secas. Deixe descansar durante 5 minutos. Coe e está pronto para beber, adicione açúcar e mel a gosto.

Como fazer o xarope

Em uma xícara com água coloque 1 colher de chá da raiz mistura com uma colher de chá de mel, deixe por 12 horas, coe e está pronto para beber.

Chá da raiz do rábano silvestre

Em uma xícara de água fervente colocar 1 colher de chá de raiz ralada. Deixe descansar por 10 minutos. Adoce com açúcar ou mel a gosto.

Veja mais!