Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Bastante utilizada na culinária japonesa, a raiz forte é uma planta conhecida também como wasabi. A mesma é dotada de forte, ardente e marcante sabor após ralada. Todavia, na sua forma intacta a mesma não apresenta tais aspectos em seu sabor. Irresistivelmente saborosa, a mesma possui a capacidade de gerar inúmeros efeitos benéficos para o organismo humano.

Raiz forte: seus benefícios e propriedades

Auxiliar no equilíbrio da pressão arterial, na perda de peso, no tratamento contra problemas respiratórios e na formação dos ossos fortes, esta planta é ainda dotada do poder de promover a melhoria do sistema imunitário, agindo também como estimulante do sistema digestivo, na prevenção contra diversos tipos de câncer e na manutenção da saúde do coração.

É a raiz forte também considerada um excelente agente diurético e antibacteriano, capaz de estimular a micção. Tal potencial colabora com a eliminação das toxinas do corpo, purificando e promovendo a limpeza dos rins e diminuindo consideravelmente a gordura corporal.

Raiz forte: benefícios desta planta para a saúde

Foto: Pixabay

Em decorrência do seu intenso odor, a raiz forte atua ainda no tratamento de transtornos respiratórios, sobretudo na eliminação de secreções. Para esses casos, recomenda-se a inalação, método capaz de promover o descongestionamento das vias respiratórias causado por doenças alérgicas. Este vegetal é também potente para tratar sinusite, dor de dente, eliminar o mau hálito e promover o fortalecimento das gengivas.

Cuidados e precauções com o uso da planta

Fonte de sódio, a raiz forte pode atuar de forma prejudicial em pessoas que estejam em busca de combater a obesidade. É preciso consumir a mesma em dosagens pequenas e controladas. Além disso, durante o uso da planta, deve-se reduzir a ingestão de outros alimentos ricos em sódio.

Já sua ação diurética é capaz de gerar transtornos nos rins, além de favorecer o surgimento de úlceras pépticas, ou ainda problemas inflamatórios mais graves no intestino. Assim, a ingestão moderada da planta faz-se necessária em todos os casos.

Propriedades medicinais da raiz forte

Antisséptica;
Antiescorbútica;
Digestiva;
Estimulante;
Estomáquica;
Laxativa;
Vermífuga;
Diurética.

Raiz forte e suas indicações de tratamento

A raiz forte é indicada, sobretudo, para tratar os seguintes casos:

Gripe;
Febre;
Infecção urinária;
Reumatismo;
Dor muscular;
Bronquite;
Rouquidão.

Princípios Ativos da raiz forte

Óleo essencial;
Resina amarga;
Açúcar;
Amido;
Albumina;
Ácido acético;
Acetato de cálcio;
Sulfato de cálcio;
Lignina;
Sais minerais;
Vitaminas C e A.

Veja mais!