Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O vírus do HPV, chamado papilomavírus, tem mais de cem subtipos e está diretamente relacionado ao surgimento de câncer no colo do útero. Na maioria das vezes, as infecções por HPV não apresentam sintomas, mas podem surgir feridas ou ainda pequenas verrugas na região anogenital.

Esse vírus pode permanecer instalado no corpo sem se manifestar por muito tempo, mas ainda assim pode ser transmitido. Normalmente entra em ação em fases de baixa imunidade como durante a gestação ou ainda estresse e quaisquer outras em que a defesa do corpo esteja mais fraca.

Nas mulheres, pode gerar dor durante a relação sexual, corrimento e leve coceira, mas o mais comum é que a contaminação pelo vírus não demonstre quaisquer alterações. Nos homens, pode manifestar-se verrugas e lesões. O diagnóstico feminino é feito por meio dos exames Papanicolau e colposcopia, mas a certeza somente é dada por meio da biópsia da área suspeita.

Receita caseira de suco para tratamento do HPV

Foto: Reprodução

Tratamento

A contaminação não tem cura, mas pode-se fortalecer o sistema imunológico para evitar manifestações. É essencial alterar a alimentação dando preferência para alimentos orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos. Consuma diariamente 1 copo de suco de fruta natural pelo menos duas vezes ao dia.

Algumas ervas como unha-de-gato, ipê roxo, uxi amarelo, vitex agnus-castus, equinácia, melão de são caetano e aroeira podem ser usadas no tratamento caseiro aumentando a imunidade.

Para as mulheres, principalmente, o chá de aroeira e o chá de ipê roxo devem ser sempre consumidos, assim como as cápsulas de unha-de-gato. As ervas atuam sobre o aparelho reprodutor evitando que haja o surgimento de miomas, câncer e muitos outros males.

É importante consumir diariamente alimentos que sejam ricos em vitamina C como por exemplo o suco de laranja. Mas atenção: nenhum medicamento natural substitui o tratamento indicado pelo médico.

Suco para fortalecer o sistema imunológico

Para preparar, você vai precisar de:

  • Suco de três laranjas
  • 1 cenoura descascada
  • ½ beterraba descascada crua

No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem até que a cenoura e a beterraba estejam totalmente trituradas. Em seguida, coe e consuma ainda fresco, sempre no intervalo das refeições.

Dê preferência aos ingredientes orgânicos e, se quiser variar o sabor para não enjoar, experimente trocar a laranja por tangerina ou ainda pela maçã. O consumo, no entanto, deve ser feito imediatamente, pois passado algum tempo, começa a perder suas propriedades e a quantidade de vitamina C presente.

Veja mais!