Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Acordar com a aparência de urso panda, com a área ao redor dos olhos mais escura, não agrada a ninguém.

As marcas arroxeadas denominadas olheiras aparecem quando o tecido está muito fino, permitindo que se vejam os vasos sanguíneos, além da elevada concentração de melanina na região.

Na maioria dos casos, é o conjunto de vários fatores que atuam sobre a pele e causam a hiperpigmentação da área ao redor dos olhos.

A verdade é que quem tem olheiras sempre quer disfarçar lançando mão de maquiagem, mais horas de sono, pepino, gelo, chá de camomila… Mas será que essas coisas funcionam? Neste artigo, confira uma incrível receita caseira que promete acabar com as temidas olheiras.

Receita caseira ensina como acabar com a olheira

Foto: depositphotos

Causas do aparecimento das olheiras

Muitas pessoas acreditam que o cansaço é o principal motivo para o aparecimento das olheiras, no entanto, as causas das marcas arroxeadas indesejáveis são muitas. Não raro, a olheira é genética e costuma ser percebida após os 30 anos de idade, com o envelhecimento da pele.

As causas do aparecimento das olheiras incluem a hereditariedade, idade, dietas muito severas, exposição ao sol, cansaço físico, falta de cuidados com a área dos olhos, estresse físico ou emocional, estados debilitados de saúde, noites mal dormidas, fumo, alergias e rinites.

As olheiras podem apresentar-se nas cores acastanhada e arroxeada. A cor acastanhada da olheira é causada pelo excesso de melanina; já a arroxeada, pelos vasinhos.

Existem vários tratamentos para atenuar as marcas, mas primeiramente é necessário avaliar os aspectos das olheiras, verificando se o problema é pigmentação, profundidade, flacidez, bolsa de gordura ou todos juntos.

Receita caseira para olheiras

Já tentou disfarçar as olheiras com maquiagem, com gelo, dormir mais horas, mas nada disso adiantou? Para conseguir camuflar melhor as marcas da área dos olhos, você pode testar a receita caseira que usa ingredientes como a batata e o café.

Confira a receita a seguir:

Ingredientes

– Metade de uma batata;
– 1 fatia de tomate;
– 1 colher (de sobremesa) de café;
– 5 gotas de limão

Modo de preparo

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que fique com a consistência de uma pasta;
2) Aplique cuidadosamente na área dos olhos onde deseja clarear;
3) Deixe agir por alguns minutos;
4) Retire toda a máscara com água corrente.

Aplicar esta pasta no rosto uma vez por semana, durante um mês, poderá clarear bastante as suas olheiras.

Outras dicas para acabar com as olheiras

Além da receita caseira acima, você pode testar outros truques que prometem aliviar a aparência das olheiras. Confira a seguir:

  • Descanse uma compressa de chá de camomila sobre os olhos;
  • Aplique compressas de leite e mamão;
  • Massageie a região;
  • Reduza a quantidade de sal nos alimentos;
  • Lave o rosto com água fria.

Veja mais!