Publicado por Beatriz Helena Cano
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

É cada vez mais tendência cabelos com técnicas que dão luminosidade aos fios, como as mechas e luzes conhecidas ombre hair ou californianas. Porém, embora os resultados imediatos sejam bonitos, as químicas utilizadas causam efeito rebote ressecando os fios e deixando-os com aspecto desbotado.

Receitas caseiras para clarear os cabelos

Foto: Reprodução

Por isso, embora com resultados lentos e graduais, as técnicas caseiras podem evitar as consequências que agridem os fios, além de serem alternativas viáveis para pessoas que desenvolveram alergia às pigmentações. Entre as opções é possível destacar as receitas caseiras com camomila e a marcela do campo.

Além de não agredir os fios, as receitas de clareamento natural ainda são baratas e práticas.

Clareamento com camomila

A camomila é uma planta medicinal que serve para acalmar os ânimos e melhorar o sono, porém, suas substâncias também são utilizadas em procedimentos de beleza feitos em casa como as máscaras para acalmar as olheiras, chás para clarear as machas na pele e misturas que clareiam o cabelo.

Ingrediente de shampoos e condicionadores que são conhecidos por clarear os fios, a camomila também serve de ingrediente para receitas caseiras.

Como fazer e usar

Para preparar o chá de camomila para clarear os fios, ferva 1 litro de água com 10 colheres de sopa de erva de camomila. Abafe, coe e espere esfriar.

Lave os fios normalmente, retire o excesso de água com uma toalha e divida o cabelo em mechas. Com ajuda de um algodão, aplique o chá de camomila nas madeixas e deixe secar naturalmente.

Clarear e hidratar

Para uma receita caseira para clarear e hidratar os fios, troque a água da mistura por leite, que além de intensificar os efeitos da camomila, ainda é rico em substâncias que regeneram os fios.

Exposição solar

A camomila é conhecida por ter seus efeitos clareadores intensificados quando exposta ao sol. O calor ativa algumas de suas substâncias que aceleram o processo fazendo com que os fios fiquem com reflexos luminosos em pouco tempo.

Clareamento com marcela-do-campo

A marcela-do-campo é outra planta conhecida por suas propriedades clareadoras. Para preparar a mistura que clareia os cabelos, ferva 10 colheres de sopa da erva com 1 litro de água. Abafe, coe e espere esfriar.

Lave os fios com shampoo, retire o excesso de água e borrife o chá de marcela-do-campo nas madeixas até que fiquem bem úmidas. Enrole o cabelo em volta da cabeça e coloque uma touca térmica por 30 minutos. Deixe secar naturalmente.

Veja mais!