Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ratos são totalmente indesejáveis em residências e estabelecimentos, pois podem contaminar o ambiente e transmitir doenças que podem afetar o ser humano. É preciso, assim que detectar a existência do problema, lidar com a situação sem procrastinar. Você pode identificar a presença de ratos por meio do cheiro de urina proveniente de seus ninhos ou ainda pela presença de suas fezes.

Como acabar com o problema?

Receitas caseiras para o controle de ratos

Foto: Pixabay

Existem muitos métodos de acabar com os ratos, alguns são mais adequados à determinadas situações. Confira:

Ratoeiras

O método mais simples, barato e limpo de acabar com os ratos é com as ratoeiras, que podem ser encontradas em mercadinhos e mercearias. Compre das maiores, pois as menores apenas servem para os animais pequenos, enquanto as grandes pegam pequenos e grandes. Apesar de nos desenhos animados sempre vermos as ratoeiras com queijo branco, esse é mais fácil de ser removido. Opte por colocar manteiga de amendoim ou algum queijo mais cremoso.

Papel colante

Outra alternativa é o papel colante, que também é vendido em mercadinhos e mercearias, e é feito justamente para atrair e prender ratos em sua superfície pegajosa. O rato vai tentar se libertar, mas quanto mais ele tentar, mais ficará preso.

Veneno

O veneno para ratos pode ser a solução quando você não conseguiu banir o roedor com nenhuma das alternativas anteriores. É preciso, no entanto, que se tome cuidado com animais de estimação e crianças. Porém, o veneno não vai matar o rato imediatamente.

Como prevenir?

Você precisa ter em mente que precisa manter os animais fora de sua casa. Vede as aberturas onde possivelmente os ratos consigam entrar e, se achar um possível foco, vede também. Evite deixar alimentos espalhados pela mesa ou louça suja, e mantenha a casa livre de possíveis alimentos para o rato. É preciso fazer a limpeza do ambiente além do manejo correto do lixo. Restos de ração não comidos por cães e gatos também podem ser atrativos para os ratos.

Receitas caseiras

É bastante arriscado e pouco comprovado que receitas caseiras realmente funcionem para matar os ratos. É importante afirmar, no entanto, que existem formas de mantê-los afastados com produtos caseiros. Confira alguns:

Hortelã

Use óleo essencial de hortelã para umedecer vários pedaços de algodão e coloque em locais que podem ser visitados por roedores. Troque a cada dois ou três dias. Você pode usar apenas as folhas frescas de hortelã, caso prefira.

Spray de pimenta

Em um balde, coloque 4 litros de água e uma colher de sopa de molho de pimenta. Adicione ¼ de xícara de detergente ao balde e misture com uma colher de cabo longo. Coloque em um recipiente com borrifador e aplique no chão ou em balcões onde os roedores podem estar presentes.

Amônia

Use pequenos pratos para preencher com amônia ou tampinhas de garrafas pet. Coloque nos locais em que acredita que os ratos estejam visitando, mas atente para o detalhe de que devem ser locais em que crianças e animais de estimação não possam chegar. Deixe por vários dias.

Veja mais!