Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Chamamos de antioxidantes as moléculas que são capazes de inibir a oxidação –reação química que transfere elétrons ou hidrogênio de uma substância para um agente oxidante – de outras moléculas. Estes são muito usados na produção de suplementos dietéticos, e tem sido estudados quanto aos seus benefícios no combate de doenças como cancro, doenças coronárias, entre outras.

Os antioxidantes, falando de forma mais simples, são responsáveis por combater os radicais livres que são gerados, essencialmente, pelo consumo em excesso de alimentos gordurosos, cigarro e álcool. Estes alteram a fisiologia celular, causando muitos problemas no organismo humano. Hoje vamos ensinar a receita de alguns chás que possuem antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres e o envelhecimento precoce.

Receitas de chás antioxidantes

Foto: Reprodução

Como consumir e preparar o chá?

Os chás devem ser feitos, preferencialmente, com os ingredientes in natura, uma vez que os chás de sachê perdem muitas de suas propriedades. Em épocas de calor, o ideal é consumir chás gelados, uma vez que além de serem muito saborosos, contam com benefícios antioxidantes e flavonoides, e refrescam.

O preparo, de acordo com a nutricionista Bia Rique, deve ser feito com a água aquecida, e deixar a erva de três a cinco minutos em infusão. Os chás industrializados, apesar de não fazerem mal, perdem muitas de suas propriedades. Mas a nutricionista afirma que são uma ótima opção para quem busca substituir os refrigerantes.

Chá de suco de uva com gengibre

Para o preparo, você vai precisar de:

– 1 xícara de açúcar;
– 4 xícaras de água;
– 1 fatia de gengibre;
– 2 xícaras de suco de uva.

Em uma panela, derreta o açúcar e, em seguida, adicione a água e o gengibre, aguardando alcançar fervura. Após a mistura começar a ferver, adicione o suco de uva, desligue o fogo e consuma em seguida.

Chá de canela

Para preparar, separe:

– 1 ou 2 gomos da canela em casca;
– 400 ml de água.

Em um recipiente, coloque a água e a canela e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e, a partir disso, cronometre aproximadamente dois minutos. Após esse período, desligue o fogo e consuma.

Chá verde

Este chá possui versões em sachês que podem ser encontradas em farmácias e supermercados. Coloque um sachê em uma xícara de água fervendo.

Contraindicações e precauções

Não existem contraindicações nem efeitos colaterais relacionados ao consumo em excesso. No entanto, os chás verde e preto devem ser evitados durante à noite, pois possuem cafeína.

Veja mais!