Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você está com olheiras? Causadas por envelhecimento, estresse, deficiências nutricionais, saúde, estilo de vida, problemas no fígado, falta de sono, alergias sazonais, anemia, medicação, muito tempo em frente ao computador, fatores genéticos, cansaço, entre outras coisas, as olheiras são círculos escuros que se formam em torno dos olhos. Apesar de não ser uma doença, acabam deixando a aparência cansada, exausta e sem saúde, trazendo inclusive a sensação de que a pessoa é mais velha.

O que são as olheiras

A região dos olhos tem uma pele muito mais delicada e fina que também não possui glândulas de óleo. Precisa, portanto, de mais cuidados e manutenção. É possível que as olheiras se desenvolvam em qualquer fase da vida, mas são muito mais comuns em pessoas de idade mais avançada.

Trata-se da concentração anormal dos vasos sanguíneos ou ainda de melanina sob a pálpebra inferior, resultando no tom mais escurecido da pele abaixo da região ocular. Como mencionado anteriormente, não se trata de uma doença, mas pode trazer muitos incômodos.

Receitas naturais benéficas para eliminar olheiras

Foto: Reprodução/ internet

Como tratar de forma natural

Existem alguns remédios caseiros que ajudam a amenizar a aparência das olheiras, reduzindo a desidratação e a fadiga, além de clarear os olhos. Confira as receitas:

Óleo de amêndoas

Qualquer óleo de vitamina E, assim como o óleo de amêndoas, ajuda a tratar a pele que é delicada em torno dos olhos. Para isso, sempre antes de dormir, aplique um pouco de óleo de amêndoas sobre as olheiras, massageando a pele de forma suave. Quando acordar pela manhã, lave bem o rosto com água fria.

Pepino

Com propriedades calmantes e refrescantes, o pepino ajuda a clarear a pele, além de conter propriedades que esticam de forma suave a pele delicada em torno dos olhos. Para isso, corte um pepino em rodelas grossas e coloque na geladeira por, aproximadamente, 20 minutos. Depois disso, deite-se e feche os olhos. Coloque uma rodela em cima de cada olho. Deixe por 10 minutos e, em seguida, lave o rosto com água gelada.

Compressa fria

As compressas frias, feitas com um pano limpo embebido em água fria, deve ser feita nos dois olhos por, aproximadamente, 15 minutos, diariamente. Isso porque a compressa fria ajuda a diminuir os vasos sanguíneos que estavam dilatados, diminuindo também a aparência escura.

Batata crua

A batata ajuda a reduzir o inchaço, além de atuar como um agente clareador natural da pele. Rale uma ou duas batatas para extrair o suco. Em seguida, embebede um algodão nesse suco e coloque nos olhos fechados por, aproximadamente, 10 minutos. Você pode, também, usar rodelas de batata se preferir. Depois disso, lave bem o rosto.

Veja mais!