Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Olhos lacrimejando, vermelhos e com certa ardência. Tais sintomas descritos são conhecidos da maioria das pessoas. Trata-se das ocorrências sintomáticas de olhos irritados e que estão sendo vítimas das tão temidas coceiras. Todavia, saiba que não há necessidade para pânico nesses casos, pois, para tratar a coceira nos olhos nada melhor do que receitas naturais e caseiras. Mas, claro, tais tratamentos atuam como complementos aos recomendados por médicos especialistas. Confira a seguir:

Aplicação de ervas em forma de compressa

Entre as formas naturais e caseiras para tratar a coceira nos olhos está a compressa à base de ervas. Essa receita é feita por meio do uso da calêndula, eufrásia e da flor de sabugueiro. Tais ervas são potentes para curar o problema devido suas propriedades calmantes.

Modo de preparo:

Em uma panela, acrescente 250 ml de água e todos os ingredientes da receita; coloque o recipiente no fogão para ferver a mistura. Feito isso, deixe a infusão em repouso durante 15 minutos e depois coe o líquido com a ajuda de um filtro.

Depois de pronta e coada a mistura, pegue alguns pedaços de algodão e os embebede aplicando logo em seguida sobre os olhos irritados. Saiba que esta compressa somente deve ser aplicada por até três vezes durante o dia, sendo cada aplicação de, no máximo, 10 minutos.

Receitas naturais para curar coceira nos olhos

Foto: Josh Armstrong/ Free Images

Receitas de colírios naturais

Colírio à base de sal

A coceira nos olhos também pode ser tratada por meio da aplicação de colírio natural feito à base de sal. Para o preparo da fórmula, coloque um copo médio com água para ferver. Depois, adicione uma colher (de chá) de sal e deixe até que o líquido entre em ebulição.

Ao atingir esse ponto, desligue o fogo e aguarde até que a mistura esteja fria e ideal para aplicar sobre os olhos. Trate de armazenar a mistura em um recipiente limpo e seco, uma vez que o mesmo entrará em contato com a visão e, por isso, deve estar livre de impurezas.

Colírio à base de chá verde

Esta receita, assim como as anteriores, é bastante simples de preparar. Coloque duas colheres (de sopa) de chá verde em um copo médio cheio de água. Em seguida, coloque a mistura no fogo e deixe-a até que entre em ebulição. Depois de fervida, a infusão deve ser coada e aplicada nos olhos irritados por até três vezes ao dia.

Veja mais!