Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Apesar de causar muito constrangimento, tanto para homens como para mulheres, a caspa é um problema bastante comum que não apresenta sintomas na maioria das vezes, mas causa preocupações estéticas.

Mas o que é a caspa?

Trata-se de uma descamação do couro cabeludo que ocorre de maneira excessiva, e pode ser provocada por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas. Estas passam a produzir quantidades excessivas de óleo em decorrência de estresse, alimentação inadequada ou ainda pelo consumo excessivo de álcool.

Existem ainda problemas externos que podem ser causadores da caspa, como exposição excessiva ao sol ou água quente demais no banho, ou ainda o uso de secador.

Apesar de costumar ser assintomática, a caspa pode ser acompanhada de um leve comichão, ou seja, uma leve coceira. Muita gente pensa que a caspa é uma doença, mas isso não é verdade. Portanto, não se trata de uma cura, mas de hábitos que podem ser adotados e remédios caseiros que ajudam o organismo a alcançar o equilíbrio para controlar esse problema.

Remédios caseiros para caspa

Foto: Reprodução

Quando acontece?

A ocorrência da caspa é muito mais comum durante o inverno, justamente por envolver a água quente do banho, tão desejada nos dias mais frios, assim como o secador, sem que as pessoas possam deixar, devido ao frio, os cabelos secarem naturalmente.

Como tratar e combater?

Os sintomas podem ser amenizados com alguns medicamentos caseiros. Confira:

Mel e água

Misture uma determinada quantidade de mel e água morna, sendo que 90% da mistura deve ser mel e somente 10% água. Misture bem e aplique com uma massagem suave no couro cabeludo. Enrole a cabeça em um pano e deixe agir por, no mínimo, três horas. Em seguida, enxágue bem com água morna.

Faça o tratamento diariamente por um mês e depois desse período uma vez por semana durante seis meses.

Shampoo anticaspa caseiro

Em um recipiente, misture uma gema de ovo e o sumo de um limão. Misture bem e aplique nos cabelos por meio de massagem. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos e então lave bem os cabelos com água morna.

Loção caseira anticaspa

Em um recipiente, coloque um punhado de urtigas frescas e cubra com vinagre de maçã. Leve ao fogo e aguarde alcançar fervura para desligar. Deixe a mistura descansar por aproximadamente dez minutos e então coe.

Lave bem os cabelos e, em seguida, aplique essa loção morna ou fria nos cabelos. Cuide para que o vinagre não entre nos olhos. Caso tenha feridas no couro cabeludo, pode ser que sinta um pequeno ardor.

Deixe agir por aproximadamente dez minutos e então enxágue com água morna em abundância. O cheiro do vinagre vai ficar nos fios, mas tende a desaparecer quando o cabelo secar.

Azeite

Faça massagens com um pouco de azeite no couro cabeludo, pois é um remédio natural ideal para a caspa seca. Além de hidratar, ele combate a coceira. Deixe o azeite agir no couro cabeludo durante algumas horas ou durante toda a noite e então enxágue e lave os cabelos normalmente com shampoo suave.

Iogurte natural

O iogurte ajuda a acalmar o couro cabeludo irritado, ajudando também a soltar a caspa. Para aplicar, esfregue bem o iogurte no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, lave bem o cabelo e enxágue.

Couve com maçã

A caspa em algumas vezes é causada por desequilíbrios internos, portanto seu tratamento deve ser feito por meio da purificação do organismo. A couve e a maçã, juntas, formam um poderoso detox que ajuda a tratar a caspa. No liquidificador, bata uma folha de couve crua e uma maçã. Consuma diariamente para garantir melhores resultados.

Veja mais!